10 gerenciadores de arquivos para iPhone e iPad

Por Douglas Ciriaco

O iPhone e o iPad rodam o iOS, sistema operacional mobile da Apple, e contam com uma série de aplicativos disponíveis. Uma seção bastante popular da loja de apps da Maçã, a App Store, é a de gerenciadores de arquivos.

Estes são aplicativos usados para acessar pastas e arquivos do dispositivo, garantindo assim um controle maior sobre tudo o que está guardado no gadget. São várias opções, entre pagas e gratuitas, para você escolher, com apps parecidos em alguns aspectos, mas bem diferentes em outros.

O Canaltech preparou uma lista com 10 das principais aplicações dessa categoria.

1. Documents

Gerenciador de arquivos iOS

Comumente apontado como o melhor gerenciador de arquivos disponível para iOS, o Documents reúne uma boa gama de recursos em um visual elegante para você ficar mais organizado do que nunca. Com ele, você pode ver fotos, assistir a filmes em um único lugar, abrir documentos do Office e ler e fazer anotações em arquivos PDF. Você também pode editar arquivos de texto e integrar todas essas ferramentas a serviços de armazenamento na nuvem, como iCloud, Dropbox e Google Drive. Ele traz ainda um sistema de busca avançado para você não ficar perdido em meio a seus arquivos.

2. File Manager

Gerenciador de arquivos iOS

Um gerenciador de arquivos no qual você pode abrir documentos do Office ou do iWorks, com suporte para extrair pacotes ZIP e ainda sincronizar dados com serviços de armazenamento na nuvem: este é o File Manager. Além disso, você pode visualizar arquivos PDF e até mesmo ouvir música por aqui. Tudo isso combinado dentro de um app com excelente apelo visual, repleto de funções extras para facilitar a sua organização. Quando você conecta um PC ou Mac em uma mesma rede, pode transferir arquivos entre eles usando a conexão Wi-Fi, dispensando cabos e outras burocracias.

3. File Manager App

Gerenciador de arquivos iOS

Apesar de nomes parecidos, o File Manager e o File Manager App não foram criados pelos mesmos desenvolvedores. Contudo, ambos os aplicativos apresentam recursos semelhantes, como suporte para sincronização com serviços de armazenamento nas nuvens, acesso a documentos do pacote Office, pré-visualização de imagens e muito mais.

A transferência de arquivos entre PC/Mac e dispositivo portátil também é bastante fácil, já que é via SMB ou conexão Wi-Fi. É possível ouvir músicas e extrair pacotes ZIP sem precisar de outros programas — todas estas funções ficam reunidas em um só lugar com o File Manager App.

4. Files n Folders

Gerenciador de arquivos iOS

O Files n Folders tem uma proposta mais ampla para você gerenciar itens em seu dispositivo. Além do básico, ou seja, de permitir que você acesse serviços na nuvem, visualize e movimente arquivos armazenados no iPhone ou iPad, ele foca no acesso remoto ao seu computador por meio do portátil. Também oferece suporte para PDF, arquivos de texto, pré-visualiza fotos e vídeos e ainda conta com funções avançadas para a reprodução de conteúdo. Você pode salvar e-mails, usar um aplicativo para desktop para controlar seu dispositivo mobile e muito mais.

5. FilerApp

Gerenciador de arquivos iOS

O FilerApp é outro gerenciador de arquivos que mistura ótimos recursos com um visual bastante agradável. Nele, você pode gerenciar documentos de texto, arquivos no formato ZIP, músicas, vídeos e fotografias de forma completa, inclusive com reprodução de multimídia em um player embutido. Também existe a possibilidade de sincronização com serviços da web, como iCloud, Google Drive e Dropbox. Editor de texto e de imagens e até mesmo uma câmera são alguns dos recursos que complementam a vasta gama de possibilidades abertas pelo FileApp em seu dispositivo.

6. FileBrowser

Gerenciador de arquivos iOS

O FileBrowser conta com diversos recursos para deixar você no controle dos seus arquivos. Com ele, você pode não somente acessar arquivos locais ou na nuvem, mas também transmitir conteúdo para um PC/Mac e vice-versa, ou ainda para uma televisão com Chromecast ou Apple TV. Assim, você pode ver filmes e fotos, ou então ouvir música na telona da sua sala sem ter nenhum trabalho. O FileBrowser também oferece o essencial: player multimídia embutido, suporte para variados tipos de documentos de texto (inclusive PDF), fotos em slideshow e outros recursos presentes nos serviços rivais.

7. FileMaster

Gerenciador de arquivos iOS

Com suporte a uma grande quantidade de formatos multimídia, o FileMaster garante a você acesso irrestrito a arquivos de áudio, vídeo e imagem, que são executados sem precisar de outro aplicativo, pois tudo isso é feito a partir do player embutido na aplicação. Além disso, o grande destaque do FileMaster é a questão da segurança de seus arquivos. Ele permite a você proteger tudo com senha, evitando que acessos indevidos violem a sua privacidade. Por fim, ele suporta arquivos do Office, PDF, ZIP e transfere arquivos entre computador e mobile via Wi-Fi.

8. Files Pro

Gerenciador de arquivos iOS

O File Pro é um aplicativo pago para gerenciamento de arquivos. Ele pode ser integrado às suas contas de serviços da web, como iCloud, Google Drive e Dropbox, tem suporte para arquivos PDF (inclusive com um sistema que busca por conteúdos dentro destes aplicativos). Também estão embutidos reprodutores multimídia, que permitem visualizar fotos e vídeos e ouvir músicas sem precisar recorrer a um aplicativo externo. Complementa esta ferramenta o suporte aos mais variados formatos de arquivos de produtividade (PDF, pacote Office e iWorks, entre outros).

9. iExplorer

Gerenciador de arquivos iOS

O iExplorer combina os recursos básicos de todos os demais aplicativos desta lista. Isso significa que ele pode se conectar a serviços na nuvem, transferir arquivos via Wi-FI, FTP, WebDAV e outros tipos de protocolos, e reproduzir conteúdo multimídia. Suas funções incluem ainda quatro temas distintos, suporte para arquivos PDF, ePub e diversos outros formatos - como linguagem de programação e arquivos do pacote Office e iWork -, possibilidade de leitura de quadrinhos (CBZ, CBR e CB7) e transferência de arquivos entre PC e portátil de forma prática.

10. iFiles

Gerenciador de arquivos iOS

O último nome desta lista é o iFiles, aplicativo que também reúne quase tudo o que há de melhor nos principais apps da categoria. Além de gerenciar arquivos, permitir acesso e visualização a vídeos, fotos e músicas, bem como a pacotes ZIP, a ferramenta conta com um gravador de voz e suporte para importação arquivos de serviços da web. Outras características desta aplicação incluem visualizador de PDF, suporte aos principais formatos de texto, planilhas e apresentação de slides, gerenciamento de transferências de arquivos e acesso ao compartilhamento rápido de arquivos via Wi-Fi e Bluetooth.

Você usa alguns destes aplicativos? Qual é o seu preferido? Conhece outros bons nomes que poderiam estar nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.