Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como organizar aplicativos do iPhone em pastas

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Janeiro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Foto: Jonas Lee (Unsplash)
Foto: Jonas Lee (Unsplash)
Tudo sobre Apple

A ordenação de aplicativos por diferentes categorias de pastas na tela inicial do iPhone, como apps de comunicação, plataformas de streaming, apps de saúde, bancos e aplicações financeiras, plataformas sociais, jogos, dentre outras, traz muito mais praticidade e agilidade no manuseio do seu dispositivo no dia a dia.

Confira a seguir todas as nossas dicas de como organizar os aplicativos da Tela de Início do seu iPhone em pastas:

1. Redes Sociais

Continua após a publicidade

Hoje em dia, as redes sociais definitivamente fazem parte do nosso cotidiano, seja para nos atualizar com notícias ou novidades de amigos e familiares ou simplesmente rodar o feed para baixo para passar o tempo. Organizar os seus apps de plataformas sociais em uma pasta traz mais agilidade para postar uma foto em sua rede social favorita, por exemplo.

2. Comunicação

Em seguida às suas redes sociais, separe todos os apps de comunicação em geral, o que envolve aplicativos de videoconferência que se tornaram mais populares com o trabalho remoto, como o Zoom e o Google Meet, e plataformas de chat, como o Viber e o próprio WhatsApp, embora para este último seja perfeitamente natural que você prefira mantê-lo como um dos quatro apps de rápido acesso no Dock do seu iPhone.

Continua após a publicidade

Aplicativos de e-mail também podem ser atribuídos a esta pasta, embora oficialmente acabem sendo categorizados como ferramentas de produtividade, conforme vamos ver mais para frente.

3. Bancos, Instituições Financeiras e de Investimentos

Organize também todos os aplicativos relacionados às suas finanças pessoais, desde os apps de bancos tradicionais, como os de bancos digitais, fintechs, e aplicações de ações e investimentos. A Carteira, nativa do iOS, pode ser adicionada a esta pasta, ou então, caso prefira, categorizada em uma pasta somente de Documentos, conforme vamos ver a seguir.

Continua após a publicidade

4. Documentos

Atualmente, existem aplicativos oficiais do governo e de instituições estatais que permitem carregar no seu dispositivo a sua carteira de trabalho, habilitação de motorista, título de eleitor, e mais. Apps relacionados à documentações registradas no seu nome, como a conta do seu celular ou de luz, água ou gás da sua casa, também podem ser adicionados nesta pasta.

A Carteira do iOS, como já mencionado, é outro app que também pode ser adicionado nesta categoria, caso você prefira.

Continua após a publicidade

5. Saúde

Mesmo que você não possua um Apple Watch, existe uma série de aplicativos que podem ser agrupados em uma pasta de saúde, como o próprio Saúde do iOS que, mesmo sem o relógio, apresenta muitas informações referentes ao usuário.

Além do mais, também podem ser adicionados apps oficiais de instituições governamentais que trazem informações referentes às campanhas de vacinação e localização de postos de saúde próximos a você.

Continua após a publicidade

6. Ativ. Física

Mais uma vez, esta pasta também pode ser muito útil mesmo para quem não possui o smartwatch da Apple. Aplicativos de corrida ou de treinos em geral, como Nike Running Club, Nike Training Club, Adidas Running, Adidas Training, Strava, SmartGym, dentre muitos outros, podem ser utilizados com precisão apenas com o uso do iPhone.

Continua após a publicidade

7. Entretenimento

Nunca se houve tantas plataformas de streaming como nos dias de hoje. Portanto, organize uma pasta com todos os apps de streaming dos quais você é assinante. Aplicativos como o YouTube e o Vimeo, ou mesmo o TikTok e o Kwai, podem ser adicionados nesta pasta de entretenimento junto às plataformas de streaming tradicionais.

8. Fotografia

Continua após a publicidade

Aplicativos de edição de imagens e vídeos podem ser todos agrupados em uma pasta especializada em fotografia, junto ao app Fotos e à própria câmera do iPhone. Caso você trabalhe bastante com gravações e filmagens, crie uma pasta voltada exclusivamente para vídeos, separando os apps específicos de edição e animação de vídeo dos outros com foco em edição de imagens e fotografia.

9. Produtividade

Enfim, os aplicativos de produtividade. Apps de armazenamento de arquivos, como o Google Drive, Dropbox ou o próprio Arquivos do iOS, podem ser agrupados junto aos seus aplicativos de e-mail, calendários, e ferramentas de trabalho, como PowerPoint, Numbers, Excel, Keynote, Google Planilhas, e mais.

Continua após a publicidade

10. Anotações

Apps de produtividade voltados para escrita, como o Pages, Microsoft Word, Google Documentos, Ulysses e Evernote, dentre outros, podem ser adicionados em uma pasta voltada para anotações ou escrita em geral, como preferir. Os apps Lembretes e Notas, nativos do iOS, além do Google Keep e do Google Tarefas, podem se juntar a esta pasta.

Continua após a publicidade

11. Compras

E quanto às compras online? O e-commerce hoje em dia é uma prática de compra fervorosa, principalmente entre os mais jovens. Aplicativos como do Magalu, Americanas, Shopee e Mercado Livre podem ser agrupados em uma única pasta, mas é recomendável mantê-la bem próxima da pasta de finanças para não perder o controle.

12. Delivery

Continua após a publicidade

Apps de delivery também fazem uma grande parte do nosso dia a dia, seja para entregar um almoço rápido, uma pizza para o jantar, solicitar bebidas que chegam geladas e prontas para beber, ou até mesmo fazer o mercado da semana. Uma enorme variedade de aplicativos oferece este tipo de serviço e podem ser agrupados nesta pasta.

13. Viagem

Através de seus aplicativos, companhias aéreas e rodoviárias costumam disponibilizar as passagens em um formato digital, com o QR Code de acesso ao embarque do ônibus ou avião, além de informações referentes à sua viagem. Possui-los baixados em seu iPhone quando se tem uma viagem planejada, e devidamente organizados para encontrá-los mais rapidamente, é quase que uma obrigatoriedade nos dias de hoje.

14. Locomoção

Para andar pela cidade, também existem muitos apps que trazem praticidade e facilidade na locomoção de um ponto para o outro. Incluem-se neste grupo os clássicos Uber e 99, aplicativos de navegação, como Google Maps, Waze e o próprio Apple Mapas, e ferramentas que colaboram para se atualizar quanto ao transporte público da cidade, como as linhas de ônibus, trens e metrô.

15. Casa Conectada

Quem possuir em casa um aparelho da Alexa ou do Google Home, lâmpadas ou tomadas inteligentes, ou uma Smart TV pode agrupar todas as ferramentas deste setor em uma só pasta, a de Casa Conectada.

16. Utilitários

Ao terminar a organização dos aplicativos do seu iPhone em pastas, costumam sobrar geralmente alguns apps, nativos ou baixados, com funcionalidades mais específicas, como o Relógio, apps com informações do tempo, ferramentas de tradução, dentre outros. Para estes casos, é comum que se crie uma pasta geral para todos eles, a de Utilitários.

17. Jogos

Por fim, se você possuir jogos baixados em seu iPhone, também vale agrupá-los, organizando todos eles em uma pasta para evitar distrações em momentos que você precisa focar nos trabalhos ou estudos.