Como tirar fotos noturnas no iPhone

Como tirar fotos noturnas no iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 02 de Agosto de 2021 às 13h50
Foto: Juan Di Nella (Unsplash)

Por muito tempo, o flash foi o único recurso disponível para tirar boas fotos mesmo em ambientes escuros ou durante a noite, até a apresentação do Modo Noite no iOS 14, no final de 2020.

Com o Modo Noite, você pode definir o tempo de captura — o que exige manter suas mãos e o foco da câmera estáticos enquanto o clique da foto é disparado — e determinar a claridade que deseja em sua fotografia. O recurso permite tirar fotografias com tons muito mais naturais e vibrantes do que seria com a utilização do flash.

Na grande maioria das vezes, o Modo Noite já será automaticamente ativado pelo aplicativo da Câmera, assim que o iPhone detectar uma necessidade da utilização deste modo para sua foto de acordo com a quantidade de luz no ambiente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aprenda no tutorial abaixo a utilizar o Modo Noite para tirar fotos noturnas pela câmera do seu iPhone:

Passo 1: abra o aplicativo da Câmera do seu iPhone em um ambiente escuro ou durante a noite. Você vai notar o ícone do Modo Noite no topo esquerdo da tela, ao lado direito do ícone de flash — provavelmente o modo já estará ativado na cor amarela, sinalizando um número de 1 a 10 segundos do tempo de captura, o que significa que o iPhone identificou a necessidade do recurso para clarear a fotografia que você deseja tirar.

Modo Noite do iOS ativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: caso não esteja ativado, você verá o ícone do modo no mesmo local, ao lado direito do ícone de flash, mas apagado desta vez.

Modo Noite do iOS desativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: no centro do topo da tela, você vai notar uma seta para cima. Clique nela.

Clique na seta para cima no topo da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: ao clicar nela, você vai notar que ela vai ficar na cor amarela e apontar para baixo.

A seta vai ficar na cor amarela e apontar para baixo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: no menu de opções que vai se abrir na área inferior da tela, clique no ícone do Modo Noite.

Clique no ícone do Modo Noite. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: ao manter a barra de controle do Modo Noite em "Automático", aguarde o tempo de captura sinalizado após o clique da foto. Por exemplo, se estiver sinalizado "Automático (3 s)", aguarde três segundos após clicar no botão de disparo da fotografia, evitando ao máximo mover suas mãos ou alterar o foco da câmera.

Pode ser que a função automática da barra de controle esteja em até 10 segundos — este é o tempo de captura necessário para que o Modo Noite possa clarear a sua foto, dependendo do quão escuro está o ambiente. Pode ser também que o recurso esteja desativado de forma automática, o que significa que o iPhone entendeu que não há necessidade do modo no ambiente em questão.

Modo Noite do iOS ajustado em automático. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: caso você veja a necessidade de clarear ainda mais a tela, você pode fazer isto de forma manual, arrastando a barra de controle do Modo Noite até o seu máximo, que pode variar até 10 segundos, dependendo da necessidade de clareamento identificada pelo iPhone.

A tela vai se clarear da forma máxima que o recurso permite e você precisará aguardar o tempo indicado na tela de maneira estática após o clique de captura da foto, sem mover suas mãos ou alterar o foco da câmera, enquanto o iPhone aplica o Modo Noite em sua fotografia.

Modo Noite do iOS ajustado no máximo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: ou então, caso prefira, você pode arrastar a barra de controle para todo o sentido esquerdo para desativar o Modo Noite em seu iPhone.

Modo Noite do iOS desativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.