Como saber se minhas senhas foram vazadas no iPhone

Como saber se minhas senhas foram vazadas no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 10 de Agosto de 2021 às 19h30
Imagem: Charles Deluvio/Unsplash

Notícias de ataques cibernéticos a servidores de grandes empresas não são incomuns e resultam, em grande parte, no vazamento de dados e informações dos seus usuários. Se você está com dúvidas sobre a integridade dos seus logins e senhas, o iPhone pode te ajudar.

Para entender melhor sobre o assunto, você deve saber que todas as senhas preenchidas no iPhone podem ser salvas pelo recurso Chaves do iCloud. Por ele, você mantém seus dados seguros e em nuvem, disponibilizados automaticamente para todos os dispositivos Apple com a mesma conta. Vale lembrar que o vazamento não ocorre por ele, ou seja, o problema não está nos servidores da Apple e você pode confiar neste recurso.

Onde está o problema?

Basicamente, a resposta para a pergunta é: nos servidores de sites que também armazenam essas informações. Ataques criminosos visam empresas menores, mas com abundância de usuários, para obter dados e comprometer a privacidade dos usuários. Por isso, é importante utilizar senhas únicas para cada um deles e deixar que as Chaves do iCloud memorize por você.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como saber se minhas senhas foram vazadas?

Caso queira descobrir se suas senhas foram vazadas, o próprio iPhone pode alertá-las para te manter seguro e recomendar a troca de senha. Confira, abaixo, um passo a passo simples para aprender como acessar essa função.

Passo 1: abra o app Ajustes do iPhone. Em seguida, toque em "Senhas".

Entre nos ajustes de senhas do iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: vá em "Recomendações de Segurança".

Entre nas recomendações de segurança para as senhas salvas - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: habilite a opção "Detectar Senhas Comprometidas". Abaixo, o iPhone mostrará todas as senhas que foram detectadas com possíveis vazamentos de dados descobertos.

Ative a chave de seleção para detectar senhas comprometidas salvas no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: toque em "Alterar Senha no Site" para modificar a senha vazada.

Altere as senhas que estão comprometidas para aumentar a segurança da sua conta - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Mantenha suas senhas seguras e proteja a privacidade das suas contas na web.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.