Como navegar no iPhone sem deixar rastros

Como navegar no iPhone sem deixar rastros

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 06 de Agosto de 2021 às 09h00
Foto: Chris Yang (Unsplash)

Apesar de ter ganho alta popularidade com o navegador Google Chrome — lançado pelo Google no final de 2018 —, o recurso de navegação privada pela internet já existia há muito tempo: desde o Safari 2 mais precisamente, apresentado pela Apple em 2005.

Enquanto no navegador do Google o recurso é chamado de "modo anônimo" — muitas vezes também atribuído como "modo incógnito" —, a Apple nomeou como o Modo de Navegação Privada. Mas o que seria a navegação privada afinal?

O modo de navegação privada pela internet previne que o seu navegador guarde informações, dados e cookies no histórico do seu dispositivo e da sua conta — caso esteja logado em uma — em relação aos sites visitados neste modo, além de evitar também o monitoramento da navegação por terceiros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Importante: no entanto, o Modo de Navegação Privada do Safari — assim como o Modo Anônimo do Google Chrome — não remove os dados de geolocalização do seu dispositivo, e nem esconde o seu endereço rastreável de IP, ou seja, não se trata de uma ativação de um recurso de VPN. Isto significa que tanto o governo, como a sua operadora de internet contratada podem, caso seja necessário através de cumprimento da lei, acessar a sua localização, mesmo com o modo privado ativado em seu dispositivo.

Confira abaixo como fazer para navegar pela internet no seu iPhone através do Modo de Navegação Privada, sem deixar rastros no histórico do seu dispositivo:

Passo 1: no navegador Safari do seu iPhone, clique no ícone de abas, no canto inferior direito da tela.

Clique no ícone de abas, canto inferior direito da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: a aba atual vai fazer um movimento de "se afastar" na tela. No canto inferior esquerdo, clique em "Privado" para abrir uma aba com o Modo de Navegação Privada.

Clique em "Privado" para ativar o Modo de Navegação Privada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: para abrir uma aba no Modo de Navegação Privada, clique no ícone de mais, no centro do menu do rodapé da tela.

Clique no ícone de mais, no centro do menu do rodapé da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: uma nova aba vai se abrir para que você possa navegar sem deixar rastros no histórico do seu dispositivo, através do Modo de Navegação Privada.

Navegue em seu iPhone sem deixar rastros no histórico de seu dispositivo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.