Como equalizar o som da música no iPhone ou iPad

Como equalizar o som da música no iPhone ou iPad

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 24 de Junho de 2021 às 15h10
Imagem: Farhan Ishraq Rudra/Pexels

Os streamings de música disponíveis na App Store como Apple Music, Spotify e Deezer, não somente entregam um vasto catálogo de opções, dispensando, geralmente, a necessidade de baixar MP3, como também entregam uma alta fidelidade sonora com formatos que entregam alta faixa de bitrate e em alta resolução lossless, sem perda de informações.

Antes de tudo, é preciso lembrar que a alta fidelidade mencionada acima presentes em streamings dispensam a intervenção de equalizadores externos. Isso ocorre devido a pré-equalização em estúdio, feita pelo próprio produtor. A Apple ainda reforça esse quesito no Apple Music e confirma a qualidade do som pelo selo “Apple Digital Master”, presente na atualização do iOS 14.5.

No entanto, esta realidade brasileira também deve ser considerada: o custoso acesso a um fone ou caixa de som de alta qualidade. Neste caso, obviamente, um acessório vendido em metrô por dez reais não pode entregar o mesmo desempenho de um fone original da Sony ou uma caixa de som original da JBL.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para compensa eventuais perdas de grave, médio ou agudo nesses equipamentos, portanto, vale a pena acessar os ajustes de equalização. Neste artigo, ensinamos como equalizar a música que está tocando no iPhone e iPad de maneira simples.

Importante: este método funciona apenas para a reprodução pelo app Música, nativo do sistema. Em outros aplicativos de streaming de música, deverá ver com o desenvolvedor como equalizar o som pela própria plataforma. Confira nosso artigo sobre como equalizar música no Spotify, caso este seja seu player de áudio favorito.

Equalizando o som da música no iPhone ou iPad

Primeiro, recomendamos que você abra o app Música e inicie a reprodução de áudio antes de iniciar o passo a passo abaixo. Assim, poderá acompanhar os efeitos da equalização em tempo real. Depois, siga as etapas:

Passo 1: na tela inicial do dispositivo, abra o app Ajustes.

Abra o app de Ajustes do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: arraste a tela para baixo e toque na seção “Música”.

Abra os ajustes de Música do iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: toque em “Equalizador”.

Arraste a tela para baixo e abra a seção do equalizador - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: selecione as opções disponíveis de equalização.

Confira as opções de equalização presentes nos ajustes do app - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Nesta seção, basta encontrar o ajuste que mais te agrada e curtir as suas músicas favoritas no iPhone ou iPad!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.