Como desabilitar o Texto ao Vivo (Live Text) no iPhone

Como desabilitar o Texto ao Vivo (Live Text) no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 03 de Novembro de 2021 às 08h00
Imagem: itscroma/Envato Elements

O Texto ao Vivo, ou Live Text, é um incrível recurso lançado no iOS 15 que facilita o reconhecimento de texto em uma foto, imagem ou pela câmera do iPhone, permitindo ao usuário selecioná-lo para realizar ações como copiar informações importantes, efetuar chamadas por telefone, consultar localização, entre outros.

Como desativar o Texto ao Vivo

Aqui no Canaltech, mencionamos que um dos problemas do Texto ao Vivo funcionar ativamente é o consumo de bateria, principalmente em conjunto com a câmera do iPhone. Além disso, cada vez que você interage com uma imagem a opção de copiar o texto sempre aparecerá, e isso pode atrapalhar a sua experiência de uso.

Caso você queira desabilitá-lo para esse propósito, não achou a função útil ou prefere que outro aplicativo realize essa tarefa, é possível desabilitá-lo em todo o sistema. Veja, abaixo, como desativar o Texto ao Vivo no iPhone ou iPad.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Desabilite o Texto ao Vivo nos ajustes gerais

Para desabilitar o Texto ao Vivo nos aplicativos do iPhone, basta ir ao app Ajustes. Depois, selecione "Geral" > "Idioma e Região" e desabilite a opção "Texto ao Vivo".

Desabilite o Texto ao Vivo no dispositivo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Desabilite o Texto ao Vivo nos ajustes do app Câmera

Caso não queira usar o Texto ao Vivo no app Câmera, desabilite-o indo ao app AJustes e tocando em "Câmera". Por fim, desabilite a opção "Mostrar Texto Detectado".

Desabilite a função para a câmera - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se você quiser reativar futuramente o Texto ao Vivo no seu dispositivo Apple, deverá reiniciar o passo a passo pela ordem acima. O recurso aparece nos ajustes do app Câmera apenas se estiver habilitado em "Idioma e Região".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.