Como criar um vídeo em timelapse no seu iPhone

Como criar um vídeo em timelapse no seu iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 29 de Abril de 2021 às 10h50
Foto: Robbie Down (Unsplash)

Você sabe o que é uma gravação de timelapse? O formato consiste em uma filmagem longa, porém acelerada, de modo que você possa assistir, por exemplo, um belo pôr do sol em um vídeo de apenas 15 segundos.

E para fazer isso com o seu iPhone, não é necessário baixar nenhum aplicativo da App Store: desde o iOS 8, lançado em 2014, o dispositivo já vem com um recurso nativo do aplicativo da Câmera para a gravação no formato de timelapse.

Antes de você entender como gravar pelo seu celular, é bom entender como o tempo de filmagem do timelapse funciona. Basicamente, o vídeo final terá 1 segundo de gravação para cada aproximadamente 6 segundos de gravação normal - ou seja, a velocidade da filmagem é feita de forma acelerada em torno de 6 vezes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com isso em mente, aprenda como criar um vídeo de timelapse no seu iPhone e divirta-se:

Passo 1: abra o aplicativo da Câmera do seu iPhone e arraste a opção do formato para o lado esquerdo, até encontrar "Time-Lapse".

Abra o aplicativo da Câmera do iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: antes de iniciar a gravação, clique na tela para definir o ponto de foco - você pode arrastar a tela para baixo ou para cima para ajustar a exposição da imagem.

Ajuste a exposição e o ponto de foco da sua gravação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: além de definir o ponto de foco, você pode clicar e segurar o clique na tela para ativar o Bloqueio AE/AF. Com esta função ativada, o foco da gravação de vídeo do seu timelapse vai ser mantido mesmo que ocorram alterações na iluminação do ponto de foco - como, por exemplo, mudanças climáticas.

Com o clique apertado por alguns segundos, o Bloqueio AE/AF vai ser ativado e uma mensagem no topo da tela vai te confirmar que a função está ativada para sua filmagem.

Ative o Bloqueio AE/AF. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: agora sim, clique no botão vermelho para iniciar a filmagem do seu timelapse. Conforme pontuado, a velocidade da gravação é acelerada em torno de 6 vezes - ou seja, para cada 6 segundos gravados aproximadamente, você terá 1 segundo de vídeo de timelapse.

Inicie a gravação do seu timelapse. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: ao finalizar, entre no rolo da câmera do aplicativo Fotos para encontrar o seu vídeo de timelapse.

Abra o aplicativo Fotos para encontrar sua gravação de Timelapse Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.