Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Word, Excel e PowerPoint terão modo noturno no Android, indica vazamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2021 às 09h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Os aplicativos que oferecem o modo escuro deixaram de ser uma exceção para se tornar a regra. Da extensa lista de aplicações, uma ainda resiste ao padrão claro: os principais apps do Microsoft 365 para Android. Felizmente, isso está perto de mudar, visto que a paleta de cores para uso noturno pôde ser flagrada nos códigos Microsoft Word, PowerPoint e Excel.

Descoberto através de engenharia reversa pelo desenvolvedor mobile e informante Alessandro Paluzzi, o tema escuro seria disposto por padrão ou seguindo a configuração do sistema. De acordo com as capturas de tela, o modo escuro substitui os tons claros que ocupam o seletor de arquivos por preto, enquanto algumas barras assumem cores acinzentadas.

Paluzzi ressalta que o modo escuro mostra sinais de que não está pronto: a edição de documentos no Word, por exemplo, ainda apresenta fundo totalmente branco, característica que deve ser corrigida até a versão final e ser substituída por cores invertidas para melhor leitura.

Continua após a publicidade

A Microsoft já tem alguns dos seus aplicativos com a paleta de cores noturna disponível para tomar os menus e não se sabe ao certo a razão para tamanho atraso na introdução desse recurso em apps tão populares quanto o Microsoft Word. Ao mesmo tempo, os editores de documentos dos serviços Google — Docs, Sheets e Slides — adotam o modo noturno há um tempo. Se for indispensável, migrar pode ser uma alternativa paliativa até a atualização visual.

Por se tratar de um vazamento, não há previsão para o lançamento do modo escuro à distribuição pública do aplicativo. Felizmente, o estágio avançado de desenvolvimento sugere que a ferramenta pode ser implementada no futuro breve.

Fonte: Alessandro Paluzzi