Como ativar a autenticação em duas etapas no iCloud

Como ativar a autenticação em duas etapas no iCloud

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 03 de Novembro de 2021 às 15h00
Imagem: Reprodução (Apple)

O ID Apple é a conta utilizada como para fazer login no iPhone, iPad e Mac e mantê-los sincronizados com informações e dados pessoais. Por isso, é importante garantir uma camada extra de proteção ativando a autenticação em duas etapas do iCloud, evitando que outras pessoas a acessem indevidamente.

Como ativar a autenticação de dois fatores do ID Apple

A autenticação em dois fatores dá garantia maior que apenas você tem acesso ao seu ID Apple em um dispositivo, ainda que outra pessoa saiba a senha de login. Ela funciona da seguinte maneira: para iniciar uma sessão pela primeira vez, além das informações da conta, você deverá responder a um código de verificação com seis algarismos enviado a um dispositivo confiável ou número de telefone.

Após a confirmação, um novo dispositivo confiável poderá ser adicionado para receber códigos de confirmação. Assim, se você tem um iPhone e quer iniciar sessão com seu ID Apple em um iPad, basta fazer o login e inserir a sequência numérica enviada ao smartphone. Simples, não é mesmo? Veja, abaixo, como ativar a autenticação em duas etapas e garantir mais segurança aos seus dispositivos.

Ative a autenticação em duas etapas pelo iPhone, iPad ou iPod Touch

Em um dispositivo móvel da Apple, basta ir ao app Ajustes e selecionar "seu nome" > "Senha e Segurança". Toque em "Ativar autenticação de Dois Fatores".

Ative a autenticação de dois fatores em um dispositivo móvel da Apple - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Toque em "Continuar" e, em seguida, insira o número de telefone para receber os códigos de verificação. Você pode escolher por vê-los em mensagem de texto ou ligação automática. Por fim, basta seguir as instruções e confirmar o código de verificação para ativá-lo.

Ative a autenticação em duas etapas pelo Mac

Caso você esteja utilizando um Mac, abra o app Preferências do Sistema e clique no seu ID Apple. Em seguida, vá em "Senha e Segurança" e clique em "Ativar..." para "Autenticação de Dois Fatores".

Ative a autenticação em dois fatos pelo Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Ative a autenticação em duas etapas por um navegador web

Não está utilizando um dispositivo Apple e deseja ativar a autenticação em duas etapas em sua conta? Você pode fazê-lo em qualquer navegador com acesso a internet. Abra o site de gerenciamento do ID Apple e inicie uma sessão. Depois, responda às perguntas de segurança e aceite uma soliticação para atualizar a segurança da conta. Por fim, clique em "Atualizar segurança da conta" e insira o número de telefone para receber os códigos de verificação.

Ative a autenticação em duas etapas em um navegador web - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Esteja atento às recomendações ao usar a autenticação em duas etapas

Após confirmar a autenticação em duas etapas, lembre-se de que você está adicionando uma segurança a mais ao seu ID Apple. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que você tenha acesso garanto a sua conta. Veja algumas recomendações importantes:

  • Nunca esqueça a sua senha ID Apple.
  • Guarde bem seus dispositivos confiáveis.
  • Verifique o local geográfico do acesso solicitado.
  • Mantenha os números de telefone confiáveis sempre atualizado.

Esteja sempre atento às dicas de segurança e privacidade aos seus dispositivos da Apple para manter as suas informações seguras.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.