Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug do iPhone impede uso de Wi-Fi ao acessar rede com caracteres especiais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 13h56

Link copiado!

Imagem: itscroma/Envato Elements
Imagem: itscroma/Envato Elements

Um novo bug no iPhone está tirando o sono de usuários que precisam acessar redes que usam caracteres especiais ou determinados termos. O problema ocorre ao se conectar em pontos de acesso Wi-Fi com nomes específicos e impede o estabelecimento de conexão, mesmo se o ponto de acesso for reiniciado ou se o nome for alterado.

Essa falha pode ser explorada por pessoas mal-intencionadas para abrir brechas nos iPhones e assim conseguir controle sobre eles. É preciso evitar o acesso a pontos de acesso público com nomes diferentes, pois isso pode significar a tentativa de um golpe.

Continua após a publicidade

Esta semana, o desenvolvedor e engenheiro reverso Carl Schou teve um problema ao se conectar ao seu ponto de acesso Wi-Fi pessoal chamado:

% p% s% s% s% s% n

Ao se conectar, o Wi-Fi de seu iPhone era desabilitado automaticamente, sem possibilidade de reabilitação. Isso ocorreu várias vezes e impediu a conexão com outras redes, mesmo se o aparelho fosse reiniciado ou se o nome da conexão mudasse.

"Depois de entrar no meu Wi-Fi pessoal com o SSID '% p% s% s% s% s% n', meu iPhone desativou permanentemente a funcionalidade. Nem reiniciar nem alterar o SSID corrige isso", tuitou Schou.

Continua após a publicidade

O experimento foi feito de modo proposital pelo desenvolvedor em um iPhone XS rodando iOS versão 14.4.2. O portal BleepingComputer também reproduziu o teste em um iPhone rodando o iOS 14.6 e confirmou a mesma falha: a funcionalidade sem fio é interrompida após a conexão com a rede sem fio de nome estranho.

Em alguns momentos, ela pode retornar ao funcionamento, mas em outros a conexão com o Wi-Fi é completamente impedida, como na imagem acima. Nesse caso, a única maneira de consertar era redefinir as configurações de rede do iPhone do dispositivo.

Se você tem iPhone, a recomendação é evitar o acesso a pontos de acesso público que usem nomes esquisitos, ao menos até que uma correção oficial seja lançada. Esse é um problema exclusivo de iPhones e não foi reproduzido em telefones com Android. Aparentemente, é uma falha do iOS 14 ainda não identificada pela Apple.

Continua após a publicidade

Provável vulnerabilidade

Outros pesquisadores de segurança que viram o tuíte de Schou analisaram o relatório de travamento e acreditam que um problema de entrada de dados provavelmente causa esse bug. Quando se usa sinais de "%" em nomes de redes Wi-Fi, o iOS pode estar interpretando erroneamente as letras após os símbolos como um formato string e isso causa o erro.

Em linguagens de estilo C, os especificadores de formato de string têm um significado especial e são processados ​​pelo compilador de linguagem como um nome de variável ou um comando, em vez de apenas texto. Por exemplo, o seguinte comando “printf” não imprime realmente o caractere "% n", mas armazena o número de caracteres (10) que precede o símbolo.

Em razão dessa confusão, o sistema fica sem saber de que modo interpretar os dados e acaba bugando. Isso foi feito de forma proposital pelo engenheiro reverso para checar as falhas de desenvolvimento do iOS, o que acabou revelando o problema.

Continua após a publicidade

Como restaurar seu iPhone do bug do Wi-Fi?

Como já dito, reiniciar o iPhone não resolve o problema na maioria das vezes. Apesar disso, a falha não é permanente e nem vai exigir a restauração completa do aparelho. Para resolver, basta redefinir as configurações de rede do iOS:

Passo 1: Vá para Ajustes no seu iPhone e selecione “Geral”

Passo 2: Procure pela opção “Redefinir”

Continua após a publicidade

Passo 3: Nessa tela, selecione a opção “Redefinir configurações de rede” e confirme que deseja continuar, quando solicitado

Passo 4: O dispositivo será reiniciado e todas as configurações de rede voltarão ao padrão de fábrica.

Feito isso, tudo deve estar de volta ao normal e você poderá inserir novamente as configurações de Wi-Fi novamente. Como as configurações foram resetadas, será necessário inserir a senha novamente em todas as conexões.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. O jeito é aguardar por mais informações e por uma possível solução em algum update futuro.

Fonte: Carl Schou, Bleeping Computer