Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 15 chega ao 3º Beta com mudanças no Safari e outros ajustes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2021 às 19h20

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Apple liberou nesta quarta-feira (14) para os testadores a Beta 3 do iOS 15, para iPhone, e do iPadOS 15, para os tablets da companhia. Como de costume, a nova versão traz várias correções de bugs e melhorias de desempenho em relação à versão anterior. Mesmo assim, é bom alertar os interessados que ela ainda não é estável e pode conter falhas.

A atualização deve chegar no modo Over-the-air para todos que experimentaram o Beta 2 e o possuem instalado no dispositivo. Basta estar conectado ao Wi-Fi para baixar a nova versão. O patch tem 1,28GB e traz como número da compilação a sequência 19A5297e.

Uma das maiores mudanças é o novo Safari, que foi completamente redesenhado para oferecer nova experiência para usuários do iPhone. A aparência tem causado reações mistas na comunidade, com críticas e aplausos ao trabalho da Apple.

Continua após a publicidade

Neste beta 3, a barra de endereços fica localizada na parte inferior do iPhone, o que pode assustar quem já estava acostumado com o posicionamento antigo. Embora isso já ocorresse nos betas anteriores, antes ela voltava para a parte superior ao ser acionada — e isso confundiu muita gente. Agora, ela vai ficar na parte inferior da tela, logo acima do teclado.

Outra mudança, embora mais sutil, é a adição do botão Recarregar quando você pressiona e segura a barra de endereço. O botão foi removido da interface principal e agora fica atrelado ao toque.

Em relação ao sistema, há melhorias discretas nas chamadas de vídeo e nas mensagens. Segundo a Maçã, reconhecimento de texto em fotos e imagens foi aprimorado, novos recursos que ajudam a focar e reduzir distrações, um novo design de notificação e vários novos recursos no Safari, incluindo uma barra de navegação localizada na parte inferior.

Continua após a publicidade

Beta de outros sistemas também saíram

Além dos carros-chefes da empresa, a Apple também está lançando o beta 3 do tvOS 15, para Apple TV e HomePod, e do watchOS 8, para Apple Watch. A terceira versão beta do macOS, nomeada de Monterey, também está sendo liberada aos poucos.

No iPadOS, os widgets continuam como o principal destaque na tela maior do tablets. A execução de multitarefas foi levemente aprimorada para dar conta de entregar o sistema de exibição de vários aplicativos simultâneos. Há vários novos atalhos para quem usa teclado e outros ajustes menores.

No watchOS 8, o destaque é o recurso chamado Mindfulness. Ele deve permitir o aprimoramento da respiração do usuário e aprimoramento da concentração. Além disso, o novo sistema contará com recursos adicionais para monitorar o sono, no intuito de rivalizar com as pulseiras inteligentes.

Continua após a publicidade

Como de costume, se a atualização não aparecer imediatamente, o jeito é aguardar e continuar a verificação, pois pode levar algumas horas até a empresa distribuir o pacote para todos os cadastrados. Quem preferir, pode baixar o arquivo OTA se tiver o perfil associado ao Apple Developer Center.

Por ter sido lançada recentemente, ainda não foi possível compilar todas as principais mudanças. Se você notou alguma, por favor, use o campo de comentários e nos relate as mais relevantes.

Fonte: Apple, 9to5Mac