Apple se reúne com Anvisa para regularizar ECG do Watch no Brasil

Por Daniele Cavalcante | 30 de Dezembro de 2019 às 17h30
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

O recurso de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch Series 4 foi lançado na atualização WatchOS 5.1.2, no final de 2018, mas a implementação ao redor do globo depende das rígidas regulamentações internacionais. Atá poucos meses, a Apple ainda não havia iniciado o processo de regularização do ECG aqui no Brasil, que deve passar pelas mãos da Anvisa. Mas, de acordo com o MacMagazine, isso acaba de mudar.

No dia 6 de novembro, a Apple enviou alguns de seus representantes para uma reunião com o diretor-presidente da Anvisa, William Dib, e sua equipe para saber quais são os requisitos necessários para a regularização do ECG no nosso país. Não é algo simples, porque a empresa precisará atender a uma série de autorizações estaduais e municipais, antes de conseguir a regularização nacional.

Depois que a Apple protocolar o pedido de regularização do recurso, a Anvisa fará uma análise para conferir se todos os requisitos de segurança e de eficácia foram atendidos. A princípio, isso deve levar cerca de 60 dias. Se houver alguma irregularidade, o processo pode levar um pouco mais de tempo até que tudo seja corrigido.

O recurso de eletrocardiograma no Apple Watch já começou a salvar vidas logo após o lançamento nos EUA no ano passado. Segundo o relato de um usuário no fórum Reddit, ele descobriu, graças ao dispositivo, que tem fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca caracterizada por batimentos rápidos e irregulares do coração.

“Você deveria comprar ações da Apple”, disse o médico ao paciente que entrou em sua sala após verificar o ECG do Apple Watch. “Isso provavelmente te salvou. Eu li sobre essa função na noite passada e achei que veríamos um aumento na demanda esta semana, mas não hoje logo pela manhã”.

Se tudo estiver de acordo com as exigências da Anvisa, é possível que o ECG do Apple Watch chegue ao Brasil nos primeiros meses de 2020.

Fonte: MacMagazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.