Publicidade

Apple libera importante atualização para iPhones antigos; saiba por quê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Setembro de 2021 às 12h31

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Apple

A Apple lançou nessa quinta-feira (23) mais uma atualização para o iOS 12.5.5 — sim, a versão do sistema operacional lançada em 2018. Nenhum recurso novo foi adicionado (o que já era de se esperar), mas correções de segurança fundamentais estão finalmente disponíveis para iGadgets mais antigos.

O pacote está sendo encaminhado aos modelos iPhone 5s, iPhone 6/6 Plus, iPad Air, iPad Mini, iPad Mini 3 e iPod touch (6ª geração) — todos que ficaram presos no iOS 12. Esta é a segunda atualização do ano para esses dispositivos, sendo a primeira distribuída em junho, também focada na correção de vulnerabilidades sérias.

Problema corrigido

Continua após a publicidade

Foi corrigido um problema no framework CoreGraphics, identificado pelo código CVE-2021-30860 e caracterizado como brecha de "dia zero" (falha crítica até então desconhecida). Nela, um simples arquivo PDF poderia ser utilizado para executar código arbitrário ao ser aberto. O erro foi denunciado por integrantes do Citizen Lab, quando o grupo investigava quais vulnerabilidades o aplicativo de espionagem Pegasus explorava.

Além disso, brechas no WebKit (CVE-2021-30858), motor de renderização nativo, e no kernel XNU (CVE-2021-30869) foram corrigidas. Ambas também serviam como porta de entrada para execução de comandos potencialmente nocivos.

Todos esses problemas já podem ter sido explorados por criminosos, o que aumenta o risco de se manter com um dispositivo desatualizado. É crucial que todos os usuários instalem o pacote assim que ele estiver disponível.

A compilação deve estar sendo distribuída gradativamente, então não se espante se não tiver aparecido no seu dispositivo ainda. Fique de olho nas notificações de atualização de software no aparelho, ou vá em Configurações > Geral > Atualizações de software.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple