Publicidade

Apple completa dez anos do lançamento dos primeiros emojis para iPhones

Por| 21 de Novembro de 2018 às 22h40

Link copiado!

Apple completa dez anos do lançamento dos primeiros emojis para iPhones
Apple completa dez anos do lançamento dos primeiros emojis para iPhones
Tudo sobre Apple

Há exatos dez anos, a Apple lançava os primeiros emojis para o iPhone. A novidade era habilitada pela atualização do iPhone OS 2.2, disponibilizado no dia 21 de novembro de 2008, que habilitava os primeiros emojis para o teclado do smartphone da Maçã. Ah, um detalhe: esses emojis deveriam ser uma exclusividade dos aparelhos vendidos no Japão.

Mas, como há dez anos a Apple ainda estava implementando as regras de conduta da App Store e o mercado de aplicativos era uma bagunça, diversos desenvolvedores que não possuíam nenhuma relação com a Apple passaram a colocar Easter Eggs em seus apps que, ao serem encontrados pelos usuários, habilitavam o teclado de emojis nas regiões de fora do Japão.

Na realidade, apenas em 2015 que a Apple colocou os emojis como algo padrão nos teclados de seus dispositivos, não necessitando que os usuários precisassem desbloqueá-los através de menus de configuração ou outros aplicativos. Nessa época, os emojis já eram uma linguagem comum da internet, pois desde que foram traduzidos para o Unicode, em 2010, eles já podiam ser usados, com os mesmo atalhos, em diferentes programas, aplicativos e dispositivos.

Continua após a publicidade

De acordo com a emojipedia, nesta década desde a introdução dos primeiros emojis pela Apple, o número total deles cresceu de 471 em 2008 para os 2.776 existentes em 2018, mas a enciclopédia também alerta que boa parte desse crescimento se deve à disponibilização do mesmo emoji em diferentes tons de pele.

As imagens em si também foram mudando ao longo do tempo, até passarem por uma total transformação em 2016, quando todos os emojis da Apple passaram por um redesign para se adequarem à nova resolução dos aparelhos da empresa, que passaram a suportar resoluções em HD.

Nestes 10 anos desde que os primeiros emojis foram introduzidos nos iPhones, os desenhos para ilustrar mensagens se tornaram praticamente uma linguagem própria universal, e é engraçado, hoje, pensar que o intuito da empresa era manter tudo isso contido apenas dentro das fronteiras nipônicas.

Fonte: Phone Arena