Youtuber japonês "ensina" peixe a jogar Pokémon no Switch e acaba no prejuízo
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O criador de conteúdo japonês Mutekimaru tem chamado atenção da internet após levar prejuízo ao colocar peixeis para jogar Pokémon Scarlet e Violet em seu canal no YouTube. O problema foi quando algo deu errado, o jogo fechou sozinho e os peixes acabaram fazendo a festa na loja online do Nintendo Switch.
- Dentistas alertam para riscos de tratamentos caseiros virais no TikTok
- Trend do TikTok teria levado menina de 12 à morte na Argentina
A live fica rodando 24 horas mostrando as peripécias dos peixinhos na busca de se tornar um mestre Pokémon. Usando um sistema de rastreamento, o criador transporta automaticamente a movimentação no aquário diretamente para o console Switch.
Quando um deles passa por cima do ícone de seta para cima, por exemplo, o videogame executa o comando de andar naquela direção. Isso vale também para outras direções e para o pressionar dos botões A e B.
A parte divertida são os resultados dessa brincadeira inusitada. Os peixes derrotam rivais, capturam outros monstros e até batalham contra os inimigos da aventura. Tudo isso feito de modo descompromissado, apenas por nadar tranquilamente no aquário.
Peixes criaram conta no Paypal e acessaram loja virtual
O problema todo é quando algo sai do esperado, como ocorreu no começo do mês. Enquanto o criador saiu do ambiente, o game travou devido a um erro no sistema e o console foi reiniciado. Os peixes então "conseguiram" logar na loja do portátil da Nintendo, alterar o avatar do dono, criar uma conta no PayPal e até fazer compras no cartão de crédito do criador.
Imagine que delícia deixar seus peixes torrarem dinheiro da sua conta de modo aleatório? Para ganhar dinheiro, é preciso se gastar dinheiro, não é isso que diz o ditado?
O prejuízo não foi grande, pois apenas um saldo de 500 ienes (cerca de R$ 20) foram adicionados. O maior problema foi a exibição de dados do cartão de crédito durante a transmissão, o que obrigou o criador a cancelar a conta do PayPal e acionar o banco para comunicar o fato. Ele até tentou pedir o reembolso do valor para a Nintendo, mas não obteve sucesso.
O fato mencionado acima viralizou na web e diverte os fãs, na maioria japoneses, do criador no Twitter. Os peixes já estão jogando há mais de 1.508 horas, o que dá mais de 62 dias. É provável que leve muito mais tempo para a aventura terminar, já que o game é em mundo aberto, então há bastante espaço para ser explorado.
Mutekimaru tem um canal popular no qual usa seu grupo de peixeis para "jogar" videogames. O termo foi usado entre aspas porque obviamente eles não jogam de verdade, apenas se movimentam pelo aquário para realizar ações aleatórias na tela.