Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa permitir vendas diretas em transmissões ao vivo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 15h49

Link copiado!

Szabó Viktor/Pexels
Szabó Viktor/Pexels
Tudo sobre YouTube

O YouTube deve liberar em breve a comercialização de produtos e serviços em transmissões ao vivo. O recurso será testado inicialmente com alguns criadores de conteúdo e marcas específicas, como uma forma de medir o desempenho do sistema.

Segundo a rede, trata-se da expansão das compras integradas, também em fase experimental desde o início do ano — até então, elas só eram permitidas para os vídeos gravados e hospedados na plataforma, sem vínculo com as lives. A ideia é permitir que os influenciadores usem da sua reputação para promover a venda de produtos ou serviços.

Continua após a publicidade

Com o crescimento das lives no YouTube, os desenvolvedores começaram a trabalhar em uma forma para levar essa possibilidade também aos streamers. Recentemente, a plataforma testou a novidade em uma transmissão de evento focado em pequenas empresas.

A maior plataforma de vídeos do mundo sempre foi uma excelente “vendedora de produtos”. Com mais de 2 bilhões de usuários logados por mês, ela é fundamental na estratégia de qualquer lançamento nos mais variados segmentos. Além de promover coisas, o YouTube ainda ajuda a informar o público com formatos ligados ao setor de compras: análises, demonstrações, unboxing (abertura de caixas) e tutoriais.

Antes da ferramenta, para vender qualquer coisa, o criador precisava usar links na descrição dos vídeos ou nos elementos sobrepostos à imagem, como cards ou telas finais. Com a compra integrada, será possível clicar diretamente no rótulo do produto exibido no vídeo para ler levado a uma guia com os itens disponíveis.

Essa é uma solução ainda em construção, mas já mostra a intenção do Google de rivalizar com os concorrentes. Facebook, Instagram, TikTok e Pinterest são exemplos de redes sociais capazes de permitir uma compra a partir do post — embora nem todas façam isso via streaming de vídeo.

Continua após a publicidade

Mudanças no Google Shopping

A expansão da experiência de compra de vídeo integrada do YouTube foi anunciada na mesma esteira dos novos recursos do Google Shopping. O popular serviço de vendas da gigante das buscas terá uma nova seção que organiza ofertas e vendas na guia de compras, que será gratuita para os comerciantes que desejam promover seus produtos.

Além disso, haverá uma área especialmente dedicada para produtos com descontos ou preços mais baixos que os concorrentes, o que deve incentivar as compras. Se a marca associar um produto em promoção ao recurso do YouTube, a chance de aumentar as vendas será bem maior.

Continua após a publicidade

Fonte: Google