Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa novo visual na web e recebe críticas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2024 às 09h41

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube começou a testar um novo visual para reproduzir vídeos na web que não foi muito bem recebido. Nesta quarta-feira (10), diversos usuários da plataforma de streaming fizeram queixas à atualização, que posiciona o título, descrição e comentários em uma barra lateral. Segundo o Google, o design faz parte de um teste que não tem prazo para ser encerrado.

Novo visual do YouTube

Ainda que a página de suporte do YouTube indique que uma bateria de testes para alterar o layout da versão web começou em 20 de fevereiro para facilitar o acesso a vídeos relacionados e comentários, as reclamações surgiram apenas nesta semana em publicações feitas no X (ex-Twitter).

Continua após a publicidade

No geral, os relatos mostram capturas de tela feitas em um computador ou tablets, com algum vídeo em reprodução pelo site do YouTube. Diferentemente do que estamos habituados, com o título, descrição e comentários do vídeo abaixo do reprodutor, essas informações são exibidas na lateral direita.

Enquanto isso, a lista com vídeos relacionados aparece na horizontal na parte debaixo do player, em vez da lateral direita, onde sempre foi posicionada. Ou seja, os programadores da plataforma inverteram a posição dos itens, dando um destaque maior à recomendação de conteúdos.

Recepção nada calorosa

Apesar da tentativa, o Google não teve uma boa recepção. Na quarta, diversos usuários recorreram à rede social de Elon Musk para criticar o novo visual. “É horrível, por favor, mude de volta”, diz a publicação no perfil identificado como “Mr. Jackman”.

“A nova IU do YouTube é meio confusa”, relatou o desenvolvedor Aleksey Hoffman. “Recebi esse design hoje e já me peguei duas vezes pensando que a descrição do vídeo que você está assistindo é na verdade a descrição do último vídeo da linha de vídeos sugeridos.”

A mudança também alcançou outros perfis no X. “Novo design do Youtube?”, questionou o também desenvolvedor Christian Hänsel. “Eu só consigo isso com uma conta específica. As outras contas estão com a versão “antiga” que vejo há anos.”

Diante das queixas, o YouTube chegou a responder algumas postagens através do seu perfil oficial. Na explicação, a empresa disse que “se você estiver vendo um design de IU diferente, é porque você faz parte de nosso recurso experimental” e recomendou a enviar um feedback.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas perguntaram se poderiam deixar o teste, mas a equipe do YouTube afirmou que não havia uma opção para cancelar os experimentos. Também não deu um prazo para o encerramento e informou que “a maioria dura apenas algumas semanas”.

Não há previsão de lançamento do novo visual a todos. Contudo, a considerar as críticas, pode ser que o YouTube não implemente as mudanças no futuro.