Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa minibarra de reprodução fixa no topo da página

Por| 22 de Março de 2018 às 10h50

Link copiado!

YouTube testa minibarra de reprodução fixa no topo da página
YouTube testa minibarra de reprodução fixa no topo da página
Tudo sobre YouTube

Ao que parece, o YouTube está testando mais de um recurso simultaneamente na versão web de sua plataforma. Na última semana a versão web do serviço começou a ctestar a função de janela flutuante, algo parecido com o modelo seguido pelos aplicativos, onde o usuário consegue navegar e fazer novas pesquisas enquanto a reprodução continua rolando no canto da tela.

Agora, a nova empreitada é chamada de miniplayer bar, ou barra de minirreprodução, uma funcionalidade que supostamente permitirá aos internautas continuarem assistindo a um vídeo a partir de um painel menor alocado na parte superior da tela. Isso significa que será possível rolar a página do vídeo para verificar os comentários ou as descrições enquanto que a reprodução continuará a rodar em miniatura, possibilitando, assim, que o usuário não deixe de assistir à atração.

O recurso também já estava disponível nos aplicativos do YouTube, embora de uma maneira um pouco diferente; então esta seria a segunda função que a companhia está, aparentemente, tentando implantar na versão para desktop. Nos dispositivos móveis, quando um vídeo é assistido em modo retrato e o usuário decide rolar até o fim da página, o vídeo continua a ser reproduzido no topo, mas em seu tamanho original, e não reduzido.

Continua após a publicidade

Para a versão web, no entanto, o YouTube parece querer trazer algo semelhante, mas alocando o vídeo em um painel que fica afixado na parte de cima enquanto o usuário rola a janela até o fim da página; quando retorna ao topo, o vídeo assume o tamanho original. Na barra de minirreprodução, por sinal, é possível visualizar a presença de alguns botões, tais como o Gostei ou Não Gostei, Compartilhar, Adicionar e Inscrever. Por fim, o título também continua visível.

O YouTube parece estar testando esta função e também a janela flutuante ao mesmo tempo, o que dá a entender que a empresa está verificando qual das duas parece ser a mais viável em sua versão para desktop. Outra possibilidade interessante é que a companhia poderá disponibilizar os dois recursos e deixar para que o usuário escolha a que melhor se adequa às suas necessidades quando estiver assistindo aos vídeos no navegador.

Fonte: Engadget