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YouTube gerou 160 mil empregos diretos e indiretos no Brasil em 2021, diz Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2022 às 12h54

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Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
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O Google divulgou resultados animadores sobre o impacto financeiro do YouTube no Brasil em 2021. Segundo estudo feito em parceria com a Oxford Economics, houve contribuição direta e indireta na economia, com geração de lucros e aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

No ano passado, o YouTube teria injetado R$ 6 bilhões no PIB local, quase o dobro do montante de 2020, que alcançou R$ 3,4 bilhões. O montante coloca a empresa em um patamar que poucos alcançaram no país, o que demonstra a importância dos vídeos por aqui.

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Conforme a pesquisa, o aumento do PIB está relacionado à expansão dos canais no Brasil. Muitos produtores de conteúdos conseguiram atingir novos públicos, impulsionados pelo crescimento alavancado na pandemia, e explorar temas inéditos. A chegada das lives e vídeos curtos ajudaram a inflar os números, já que estes dois formatos cresceram bastante nos últimos dois anos.

Além disso, o serviço foi responsável por gerar mais de 160 mil vagas em tempo integral, direta ou indiretamente relacionadas com a plataforma. Além dos criadores, há profissionais nas áreas de produção, técnicos de som, designers, editores de vídeo e outros relacionados.

Impacto financeiro e cultural

Além do nítido impacto financeiro, o YouTube também celebrou a influência cultural. Uma pesquisa realizada com mais de sete mil entrevistados revelou dados interessantes sobre a importância dos conteúdos na sociedade brasileira.

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Há também um forte impacto na indústria cultural, graças ao fortalecimento do ecossistema de criadores, apoio a artistas, divulgação de empreendedores e fortalecimento de marcas. Para se chegar ao resultado, foram ouvidos 3.036 usuários, 3.804 criadores e 516 empresas.

Cerca de 86% dos ouvidos disseram acreditar que o YouTube fornece oportunidades de ganhos de receita e liberdade de criação que nenhuma mídia tradicional teria. Atualmente, o serviço conta com 10 ferramentas de monetização, como o Adsense, gorjetas, assinaturas e outras.

A plataforma segue em expansão: somente em 2021, mais de 20 mil canais tinham 100 mil ou mais inscritos. Isso representa um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2020. No Brasil, existem mais de 2 mil canais com mais de 1 milhão de seguidores, acréscimo de 20% no total do ano anterior.

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Setores mais lucrativos do YouTube

O levantamento revela que as empresas de mídia e música conferem muito valor na plataforma. Para 86% delas, ter um canal no YouTube é parte fundamental na estratégia de lançamento de artistas e músicas. O serviço dá maior visibilidade e ajuda na atração de públicos internacionais, o que incentiva a disseminação da cultra brasileira.

Não é a toa que os vídeos com mais curtidas da plataforma são videoclipes musicais. Muita gente cria playlists com vídeos e deixa tocando enquanto trabalham, em aniversários, celebrações da firma e em diversas situações sociais.

Já para 83% das pequenas e médias empresas, o serviço ajuda a aumentar a base de clientes, porque possibilita a conexão com novos públicos. Aliás, mais de 78% delas concordam que o YouTube é essencial para o crescimento dos negócios, algo que contribui para o espaço empreendedor.

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O relatório completo tem 25 páginas e pode ser acessado no site do YouTube. Lá você encontrará outros dados, mais exemplos e informações sobre a metodologia da pesquisa conduzida pela Oxford Economics para chegar os resultados.