YouTube disponibiliza sistema de patrocínios para todos os canais

Por Felipe Demartini | 22 de Junho de 2018 às 11h55
TUDO SOBRE

YouTube

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de um programa de assinaturas para seus canais, permitindo que fãs paguem uma mensalidade de US$ 4,99, aproximadamente R$ 19, para apoiar seus criadores preferidos. Em troca, terão acesso a ícones e emojis especiais durante transmissões ao vivo, além de conteúdos exclusivos para os patrocinadores.

Trata-se de uma expansão de um sistema que já está disponível para canais de games com foco no streaming ao vivo. O recurso de patrocínio, nesse caso, custa R$ 7,99 e dá acesso aos mesmos recursos exclusivos, com exceção do espaço dedicado somente para os assinantes, que deve ser aplicado a todos os criadores elegíveis no futuro próximo.

O lançamento acontece após um período de testes bem-sucedido com criadores convidados pela plataforma. Os experimentos vêm acontecendo desde janeiro, com o youtuber de comédia Mike Falzone tendo triplicado sua receita oriunda do YouTube com o novo sistema, enquanto Simon e Martina, que dirigem um canal de viagens, criaram uma série exclusiva para assinantes que os levou a mais de 30 países do mundo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O recurso, entretanto, só será disponibilizado para canais com mais de 100 mil inscritos. A ideia do YouTube é aumentar a porta de entrada com o passar do tempo, mas, por enquanto, não existe previsão de quanto isso vai acontecer. No caso do projeto inicial voltado para os gamers, qualquer canal com monetização habilitada pode ativar o recurso.

A novidade faz parte de uma série de novas iniciativas de monetização para criadores, que também inclui o Premiere, um sistema de engajamento para vídeos comuns publicados na plataforma. A funcionalidade permite que o dono de um canal crie um evento, com data e hora para lançamento do conteúdo, e converse com seus seguidores em tempo real antes, durante e depois da exibição.

Com isso, não apenas um hype maior é criado para a chegada principalmente de vídeos bastante esperados, mas a novidade também permite o envio de Super Chats. O sistema de doações por enquanto está disponível somente para transmissões ao vivo, mas, com o Premiere, passa a poder ser utilizado também em conteúdos gravados.

As novidades foram anunciadas durante o evento VidCon 2018, que está acontecendo em Anaheim, nos Estados Unidos. Por lá, também, vieram novas iniciativas para ganho financeiro, como uma parceria com a marca Teespring para customização e venda de artigos licenciados. O recurso, entretanto, estará disponível somente para canais dos Estados Unidos.

Fonte: YouTube Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.