Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como evitar que seu WhatsApp seja roubado e como recuperar sua conta

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 05 de Setembro de 2019 às 11h10

Link copiado!

Como evitar que seu WhatsApp seja roubado e como recuperar sua conta
Como evitar que seu WhatsApp seja roubado e como recuperar sua conta
Tudo sobre WhatsApp

Você pode desconhecer o termo "WhatsApp roubado", mas saiba que essa prática é muito mais frequente do que parece. Ter o WhatsApp roubado significa que alguém invadiu ou clonou sua conta, o que dá a essa pessoa acesso para envio de mensagens em seu nome.

Além disso, ter o WhatsApp roubado é diferente de ter o aparelho ou a linha de telefone que você usa o mensageiro roubado ou bloqueado. Neste artigo, além de aprender as diferenças entre essas duas situações, você também descobre como evitar e proceder em caso de clonagem do seu "zap zap".

WhatsApp roubado: o que significa?

Continua após a publicidade

Como mencionei acima, ter o WhatsApp clonado não é o mesmo que ter o celular roubado ou sua linha bloqueada. No primeiro caso, você precisa entrar em contato com sua operadora e solicitar o bloqueio do aparelho, através do IMEI, e também do seu número, como ensinamos no artigo abaixo:

Quando a situação de clonagem do WhatsApp acontece os procedimentos são outros. Geralmente, uma pessoa ou um grupo criminoso consegue roubar sua conta através de estelionato (quando alguém liga para sua operadora e se passa por você para pedir portabilidade da sua linha), phishing ou banco de dados vazados. O código de ativação, com seis dígitos, é solicitado e enviado para que sua conta seja ativada em outro aparelho.

As ações que um hacker pode fazer dentro do seu WhatsApp são geralmente visíveis, ou seja, você irá perceber que aparecerão conversas individuais ou em grupos com mensagens suas que não foram enviadas por você. Se isso acontecer, siga os passos a seguir para salvar seu WhatsApp roubado.

Continua após a publicidade

WhatsApp roubado: como recuperar minha conta

A primeira coisa que você deve fazer em casos de WhatsApp roubado é remover sua conta ativa no aplicativo e ativá-la novamente. Para isso, basta desinstalar o WhatsApp do seu celular e baixá-lo novamente.

Após o download, entre com sua credencial (nome e telefone) e aguarde o recebimento do novo código de validação que o WhatsApp envia por SMS (imagem abaixo). Quando esse código é colocado em um novo login, as demais contas logadas com seu número em outros aparelhos são automaticamente desativadas.

E o mais importante: não compartilhe seu código de ativação com ninguém. Outra camada de segurança que você pode adicionar ao resgatar sua conta é não usar backups antigos, ou seja, pular a opção de restaurar conversas quando ela aparecer no painel de configuração da conta.

Continua após a publicidade

Você também pode instalar o WhatsApp em outro aparelho e seguir os mesmos passos desse tutorial para validar novamente sua conta.

Lembre-se também de procurar os principais contatos da sua agenda, através de alguma rede social ou por telefone, para avisar que sua conta foi clonada e que você não está enviando as mensagens mais recentes.

WhatsApp roubado: como se proteger

É claro que o ideal - a dica de ouro - para evitar qualquer problema de roubo ou clonagem em serviços online é: se proteger. Seja precavido e ative algumas opções de segurança que adicionam uma camada de proteção extra ao WhatsApp e seus dados.

Continua após a publicidade

A mais importante delas é ativar a verificação em duas etapas. Isso exigirá a confirmação de um código adicional sempre que uma seção com sua conta estiver sendo ativada em outro aparelho ou computador.

Se alguém, por exemplo, tentar entrar com seu acesso em outro celular que não é o seu, o WhatsApp irá pedir uma senha de autorização que só você tem. Lembre-se de memorizar esse código e não compartilhá-lo com ninguém.

Para ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp siga o passo a passo:

No Android, acesse as configurações do WhatsApp e selecione a opção "Conta". Dentro deste menu clique em "Verificação em duas etapas" e siga os passos que irão aparecer escolhendo uma combinação de seis números e um e-mail para resgate em caso de esquecimento.

Continua após a publicidade

No iPhone, acesse os ajustes do WhatsApp e selecione a opção "Conta". Selecione "Confirmação em duas etapas" e siga as próximas telas escolhendo um código de seis números e um e-mail.

Uma segunda dica de segurança opcional para o seu WhatsApp é bloqueá-lo com biometria ou reconhecimento facial no seu celular.

No Android e no iPhone, basta acessar novamente o menu "Conta" e escolher "Privacidade". Desça a página e clique em "Bloqueio de tela" para encontrar a função "Solicitar Face ID" ou "Solicitar biometria", caso seu celular seja compatível com alguma dessas funções.

WhatsApp roubado: não consegui recuperar minha conta

Continua após a publicidade

Mesmo com todas essas proteções, como ativar sua conta novamente e escolher um PIN para proteger seu WhatsApp, podem acontecer casos mais graves em que a clonagem pode não ser revertida. Para procedimentos ainda mais avançados na sua conta, entre em contato com o atendimento do WhatsApp no e-mail support@whatsapp.com e informe que sua conta foi clonada, seu telefone e nome. Você pode enviar o e-mail em português.

E você, já teve o seu WhatsApp roubado?