10 recursos do WhatsApp que você precisa conhecer

Por Douglas Ciriaco

Não é exagero dizer que todo mundo que usa um smartphone conhece o WhatsApp. O serviço de mensagens é o mais popular do gênero, tendo sido adquirido por US$ 19 bilhões pelo Facebook e contando atualmente com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. Em suma, se você possui um smartphone e conexão com a internet, é bem provável que o WhatsApp esteja instalado em seu aparelho.

Diante deste cenário, é natural imaginar que muita gente já conheça praticamente todos os truques do aplicativo. Porém, é razoável pensar que, também, uma grande porção de usuários do WhatsApp ainda não tenha descoberto algumas funções “ocultas” do app, mas pode se acalmar: nós vamos contar alguns dos principais segredos do aplicativo de mensagens do Facebook.

1. Veja qual o volume de dados enviado e recebido por você

O WhatsApp mantém uma espécie de contador que permite a você conhecer exatamente a quantidade de megabytes que trafegaram em seu aparelho por meio do WhatsApp. Para isso, vá em Configurações > Uso de dados.

Dicas Whatsapp

Nesta tela, toque sobre a opção “Uso de rede” para ver toda as suas estatísticas de uso do aplicativo. Ao final desta tela, você encontra a opção “Restaurar estatísticas”, que, como é fácil de imaginar, zera todos os contadores e reinicia a contagem.

Dicas Whatsapp

2. Mude o número do seu WhatsApp sem perder os seus contatos

Se você se mudou de cidade ou precisou trocar o número do seu telefone, não se desespere: é possível atualizar esta informação sem perder nenhum de seus contatos nem as mensagens salvas no seu histórico — e fazer isso é bem simples. Para tal, acesse as configurações do WhatsApp e procure pelo menu “Conta”. Lá, acesse a opção “Mudar o número”.

Dicas Whatsapp

Na tela seguinte, você verá uma descrição detalhada desta função, então deve tocar em “Avançar” para prosseguir. Então, basta digitar o número antigo (com DDD e tudo) e também o número novo antes de tocar em “Concluído”.

Dicas Whatsapp

Vale lembrar que é necessário ser possível receber um SMS ou uma ligação no seu número novo a fim de confirmar a sua identidade, portanto só realize esta alteração caso o aparelho esteja captando o sinal de sua operadora.

3. Desative download automático de fotos, vídeos e áudios

Ter uma conta no WhatsApp significa receber inúmeras fotos e vídeos praticamente todos os dias. Porém, se você está usando uma rede móvel (3G ou 4G), é provável que não queira fazer o download automático destes conteúdos — afinal nem tudo é tão urgente que não possa esperar você chegar a algum lugar que ofereça WiFi. Por isso, a melhor opção é desativar o download automático.

Acesse as configurações do WhatsApp e vá em “Uso de dados”. Lá, na seção “Download automático”, toque sobre a opção “Quando utilizar rede de dados”. No menu que se abriu, desmarque todas as opções para que nada seja baixado automaticamente quando você estiver no 3G/4G.

Dicas WhatsApp

Se você reparou, há também a possibilidade de ativar ou desativar o download automático destes conteúdos quando você está conectado a uma rede WiFi. Se desejar, repita o procedimento e personalize ainda mais a sua experiência com o WhatsApp.

4. Descubra quando alguém leu a sua mensagem

O WhatsApp oferece aqueles dois risquinhos coloridos que indicam que a sua mensagem já foi visualizada, mas quando foi que isso aconteceu? Para descobrir, basta manter a mensagem em questão pressionada, acessar o menu no canto superior direito e pressionar a opção “Dados”. Ao fazer isso, você vê todas as informações a respeito da sua mensagem.

Dicas WhatsApp

É possível realizar a mesma ação dentro de grupos para ver quem já recebeu a sua mensagem e, dos que já receberam, quem já leu (e quando fez isso).

5. Desabilite a confirmação de leitura

Seus amigos sabem quando você leu uma mensagem porque a sua confirmação de leitura está ativada, mas é possível mudar isso. Para tal, acesse as configurações do WhatsApp e vá em Conta > Privacidade. Lá, desative a função “Confirmações de leitura”.

Dicas WhatsApp

Vale ressaltar que, ao fazer isso, você também não recebe mais a confirmação de leitura de seus amigos — ou seja, não será mais possível ver quando eles receberam e visualizaram uma mensagem sua.

6. Desabilite a função “Visto por Último”

O WhatsApp gosta de compartilhar informações, mas, caso você não queira que ninguém saiba quando foi a última vez em que você foi visto online, basta desativar esta opção. Acesse as configurações do aplicativo e vá em Conta > Privacidade. Lá, acesse a opção “Visto por Último” e marque “Ninguém” se você não quiser que ninguém veja este dado.

Dicas WhatsApp

Vale lembrar que, ao fazer isso, você também deixa de ver quando os seus contatos estiveram online pela última vez.

7. Silencie um grupo

Os grupos do WhatsApp costumam ser muito movimentados, o que provavelmente vai gerar alguns transtornos com o seu smartphone vibrando ou apitando o tempo todo. Portanto, o ideal acaba sendo retirar as notificações dos grupos. Então, acesse o grupo em questão e toque sobre o menu de opções. Lá, acesse a opção “Silenciar”.

Dicas WhatsApp

No menu que se abriu na tela, defina o período durante o qual o grupo deve se manter silenciado. Se desejar, você pode desabilitar também as notificações da conversa — com isso, novas mensagens enviadas a ela não geram vibração, apito e nem mesmo as notificações visuais (o ícone do WhatsApp) na barra de notificações do seu gadget.

8. Apague o seu histórico de conversas

Você gostaria de apagar o histórico de todas as conversas que você já teve no WhatsApp, mas não faz isso por causa do trabalho em deletar conversa por conversa? Sem crise, porque o aplicativo de mensagens conta com uma função nativa para isso. Acesse as opções do app e, então, vá até o menu “Conversas”.

Lá, encontre a opção “Histórico de conversa” e você verá uma série de opções, entre as quais “Limpar todas as conversas” (apaga apenas o conteúdo trocado entre você e seus contatos) e “Apagar todas as conversas” (apaga todas as conversas e mantém apenas os grupos dos quais você faz parte).

Dicas WhatsApp

Escolha aquela que dá conta da sua necessidade e mande ver.

9. Faça um backup de todas as suas conversas

Vai mudar de aparelho, mas não quer perder nenhuma conversa? Então, faça um backup! O Whatsapp também conta com um recurso nativo para isso e ele é bem simples de usar. Acesse as configurações do app e, então, vá ao menu “Conversa”. Lá, acesse a opção “Backup de conversas” e toque em “Fazer backup”.

Dicas WhatsApp

Com isso, os dados são armazenados em sua conta do Google Drive. Depois, no novo aparelho, basta fazer login na mesma conta para que tudo seja restaurado e você não perca absolutamente nada.

10. Use o WhatsApp da web ou do desktop

Você sabia que pode usar o WhatsApp a partir de um computador? E mais: é possível tanto fazer isso a partir da web quanto direto do seu desktop. Pelo navegador, basta acessar a opção web.whatsapp.com; já pelo desktop, acesse whatsapp.com e faça o download do aplicativo para o seu sistema operacional.

Dicas WhatsApp

Em ambos os casos, você precisará acessar a opção “WhatsApp Web” e mirar a câmera do seu dispositivo para o código QR que aparece na tela. Com isso, o aplicativo é espelhado em seu computador, ou seja, ele não funciona de forma independente e é recomendável conectar o seu smartphone a uma rede WiFi a fim de não gastar dados da rede móvel.

E aí, tem mais algum truque do WhatsApp que você conhece e que não tá listado aqui? Deixa a sua dica aqui embaixo, na caixa de comentários.