Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo de Janet Jackson é considerado ameaça digital após travar HDs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 08h23

Link copiado!

prozla/VisualHunt
prozla/VisualHunt

Um videoclipe da cantora Janet Jackson, gravado em 1989, foi declarado como uma ameaça virtual de segurança ao ter um efeito inesperado em determinados computadores. O conteúdo pode travar alguns modelos mais antigos de discos rígidos, o que obriga o usuário a formatar o aparelho.

A canção chamada Rhythm Nation provoca uma falha chamada Negação de Serviço (Denial of Service — DoS) em alguns HDs de notebooks de 2005 ou um pouco mais recentes. Diferentemente de bugs ou malwares, implantados de propósito para prejudicar o outro, aqui a coisa foi totalmente situacional e bem inusitada.

Esta é a canção que causou os problemas nos discos rígidos:

Continua após a publicidade

O erro é causado por um fenômeno físico chamado ressonância acústica, quando uma fonte emite um som de frequência igual à vibração natural de um receptor. Quando isto ocorre, existe uma amplificação das ondas sonoras, causando um aumento na intensidade do som.

Este acontecimento explica porque alguns cantores conseguirem quebrar taças apenas com a sua voz. Eles atingem notas em frequências similares à do cristal, fazendo as moléculas vibrarem até o ponto de "explodir". Até obras feitas em concreto e aço, como pontes e viadutos, já foram vítimas deste fenômeno da natureza durante a história, levando ao desmoronamento.

Notas da música arruinaram os HDs

Continua após a publicidade

No caso dos discos rígidos, as notas do videoclipe de Rhythm Nation ecoavam na parte mecânica do HD e causavam a pane. A parte curiosa é que isso poderia afetar outros dispositivos próximos, mesmo sem reproduzir o vídeo.

A música continha uma das frequências ressonantes para modelos de HDs de notebooks que rodavam a 5400 RPM de velocidade de vários fabricantes. O erro não ocorre em SSDs modernos porque o processo de gravação e leitura é distinto dos padrões antigos. Mesmo assim, outros componentes ainda podem ser afetados se qualquer onda sonora vibrar na mesma frequência deles durante um tempo.

Na época dos primeiros relatos, alguns fabricantes resolveram o problema ao adicionar um filtro personalizado na saída de áudio dos notebooks. A solução detectava e removia frequências ofensivas ao hardware durante a reprodução de áudio. Após os incidentes, muita gente passou a contar com esse recurso nativo, sem ter ideia do porquê estava ali.

A Rhythm Nation agora foi considerada uma vulnerabilidade de segurança e ganhou um identificador atribuído (CVE-2022-38392) pelo MITRE. Se você tem algum notebook bem antigo, é bom ficar longe de Janet Jackson, caso contrário pode ter problemas com a sua máquina.

Continua após a publicidade

Fonte: Mitre