Um guia da ciência para você não se enganar com pedidos de desculpas na internet
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Uma atitude questionável, uma chuva de críticas e um vídeo ou uma nota nas redes sociais com um pedido de desculpas. Esse é um roteiro conhecido de quem navega pela internet e se depara com situações em que personalidades tentam se explicar após algum erro.
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Contudo, cada vez mais pessoas acreditam que muitas dessas retratações são, na verdade, uma forma de se isentar de possíveis punições. Com isso, elas não representam de fato um pedido de desculpas capaz de se traduzir em mudanças de comportamento.
“Algumas pessoas passam a vida dizendo 'desculpe, desculpe, desculpe' só para escapar de situações difíceis, mas isso não é sincero e elas nunca mudam o comportamento”, disse ao The Guardian a Dra. Tara Quinn-Cirillo, psicóloga e membro associada da Sociedade Britânica de Psicologia.
Segundo Quinn-Cirillo, um pedido de desculpas genuíno postado nas redes sociais, por exemplo, deve sinalizar três tópicos principais: discernimento, capacidade de reflexão e mudança de comportamento.
Uso de palavras longas e elaboradas
Um estudo publicado por Shiri Lev-Ari, psicóloga cognitiva que investiga a linguagem nas interações sociais, no The British Journal of Psychology, concluiu que a percepção de sinceridade de um pedido de desculpas passa pelo uso de palavras mais longas e elaboradas.
Os resultados indicam que usuários de redes sociais, por exemplo, percebem esforço no vídeo ou na nota publicada quando são usadas expressões mais elaboradas — mesmo que o esforço não vá além das palavras.
“Assim, um falante que queira enfatizar o grau de sinceridade em seu pedido de desculpas pode dizer que está ‘genuinamente arrependido’ em vez de apenas ‘realmente arrependido’, porque a palavra ‘genuinamente’ é mais difícil de produzir devido ao seu comprimento e, portanto, expressa melhor o esforço que o falante está disposto a fazer, reforçando sua sinceridade”, destaca o estudo.
Retratações nas redes sociais
Uma das abordagens da pesquisa focou em postagens feitas no X (antigo Twitter). Foram analisados 50 pedidos de desculpas na rede social — 25 de celebridades e 25 de usuários comuns. Para cada pedido de desculpas, foram extraídos outras 10 postagens sem relação com retratações.
O resultado observado foi que as pessoas usam palavras mais longas para se desculpar do que em outros tipos de postagem, com o objetivo de demonstrar maior esforço.
“Vale ressaltar que as postagens de desculpas neste conjunto de dados não apenas usaram palavras mais longas do que as postagens sem pedidos de desculpas, mas também foram muito mais extensas no geral: as postagens de desculpas de celebridades tinham, em média, 191,56 palavras, enquanto suas postagens sem pedidos de desculpas tinham, em média, 38,24 palavras”, aponta o estudo.
Logo, em vez de avaliar apenas palavras longas e rebuscadas para medir a sinceridade de um pedido de desculpas em redes sociais — já que isso pode ser apenas uma estratégia —, uma dica é observar se a pessoa demonstra capacidade de reflexão sobre o erro e disposição para mudar o comportamento.
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