Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook pede desculpa após sugestão racista de algoritmo

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Setembro de 2021 às 19h20

Link copiado!

Facebook
Facebook
Tudo sobre Facebook

Usuários do Facebook relataram ter se deparado com um absurdo caso de racismo no algoritmo da plataforma. Após assistirem a um vídeo de jornal com homens negros, o sistema de inteligência artificial (IA) os questionou se gostariam de continuar a ver "vídeos sobre primatas", em uma clara atitude racista de associação a macacos.

Em resposta à BBC News, o Facebook pediu desculpas e disse se tratar de um "erro inaceitável". A rede social desativou o sistema e iniciou uma investigação para descobrir o que ocorreu neste caso. A recomendação ofensiva não foi a primeira e nem será a última de uma longa série de fatos envolvendo preconceitos raciais e IA.

Continua após a publicidade

A inaceitável vinculação entre pessoas negras e macacos tem raízes sociais e acabam transportadas para os algoritmos das redes sociais em razão da atitude dos próprios usuários. Com base no aprendizado de máquina, esses sistemas rotulam fotos, vídeos e textos conforme as associações feitas pelas pessoas — quanto mais isso se repete, mais o computador entende se tratar de algo correto e então começa a tomar como verdadeiro.

No ano passado, foi anunciada a criação de um conselho voltado para examinar, entre outras coisas, preconceitos raciais nos algoritmos do Facebook e do Instagram. Como nada mais se falou sobre isso, pressupõe-se que esteja em funcionamento.

No caso do Facebook, ainda não dá para afirmar se foi isso que ocorreu ou se houve trabalho humano por trás. O jeito é aguardar a investigação e cobrar medidas concretas da rede social para coibir essa prática.

Outros casos similares

Continua após a publicidade

O fato mais recente relacionado ao racismo algoritmo foi da ferramenta de corte automático de fotos do Twitter. Usuários notaram que o sistema, usado para selecionar trechos mais importantes das imagens, tinha uma tendência a focar em figuras femininas brancas, cortando sem dó homens negros.

Após um concurso realizado com especialistas, os desenvolvedores comprovaram o enfoque racista da ferramenta e outras coisas mais. Eles descobriram, por exemplo, que o algoritmo também era preconceituoso contra palavras escritas em árabe e pessoas gordas.

No TikTok, o problema foi um filtro inseridos de forma automática em vídeos gravados com a ferramenta da plataforma. Rostos de mulheres ganhavam uma aparência mais afilada e clara, além de contornos mais "femininos", o que deixou muita gente perplexa e indignada. A rede social limitou-se a dizer que foi uma falha corrigida pouco tempo depois.

Continua após a publicidade

O mesmo TikTok, em junho, foi acusado de censurar termos antirracismo, mas permitir conteúdo racista. Na ocasião, frases como “I am a neo nazi” ("Eu sou neonazista") e “I am an anti semetic” ("Eu sou antissemita") foram aceitas nas legendas, mas “I am a black man” ("Eu sou um homem preto") era vedada.

Em 2015, o aplicativo Fotos, do Google, rotulou imagens de negros como "gorillas". A empresa se disse chocada e genuinamente arrependida, embora a correção àquela altura tenha sido apenas censurar buscas de fotos e tags com o termo.

Fonte: BBC News