Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Donald Trump estaria infringindo a Constituição ao bloquear usuários no Twitter

Por| 24 de Maio de 2018 às 07h51

Link copiado!

Bantumen
Bantumen

Um juiz dos EUA entendeu que, ao bloquear internautas que criticam suas ações através do Twitter, o presidente Donald Trump está violando a Primeira Emenda da Constituição de seu próprio país. A decisão, que foi publicada na manhã desta quarta-feira (23), diz respeito a um processo revelado pelo Knight First Amendment Institute, um órgão da Universidade de Columbia. O caso ficou sob responsabilidade de uma corte de Nova Iorque.

No documento divulgado, o juiz federal explica que o bloqueio motivado por divergências políticas pode ser entendido como um veto à liberdade de expressão do cidadão estadunidense — em outras palavras, um tipo de censura governamental. Afinal, pela sua capacidade de atuar como um espaço interativo, o Twitter poderia ser classificado como um “fórum público” para discussões entre o presidente e os civis.

Embora a decisão não vá obrigar o republicano a parar com seus bloqueios frenéticos, ela deixa Trump em uma situação delicada ao ressaltar que “nenhum oficial do governo — incluindo o Presidente — está acima da lei, e todos os oficiais devem seguir as leis como elas estão declaradas”. Os assistentes do político emitiram um comunicado público afirmando “discordar respeitavelmente” do juiz.

Essa não foi a única polêmica na qual Donald Trump se envolveu recentemente. O presidente também virou alvo de chacota na internet depois que o jornal Politico alertou que ele estaria usando smartphones vulneráveis a ataques cibernéticos, ignorando as recomendações de seus assessores e se recusando a adquirir um dispositivo mais moderno.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge