Publicidade

TikTok testa busca por lojas e restaurantes para competir com o Google Maps

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Diana Liu/Unsplash
Diana Liu/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a mostrar uma aba para buscar e avaliar estabelecimentos comerciais. Em formato similar ao Google Maps, é possível ver informações básicas como endereço e horário de funcionamento, além de avaliações da comunidade.

Ao procurar por uma cidade, por exemplo, o aplicativo pode mostrar locais próximos num mapa e destacar restaurantes, bares, lojas ou atrações turísticas. Além disso, é possível segmentar a busca e assistir a vídeos relacionados ao lugar na rede social.

Procurado pelo Canaltech, o TikTok afirmou que regularmente testa diferentes funções no app, mas nem sempre as ferramentas se tornam produtos finais. Após alguns testes na rede, foi possível encontrar as avaliações em diferentes municípios no app para Android.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nova disputa com o Google

Caso seja confirmada na rede social, a novidade pode aumentar a concorrência do TikTok com o Google no mercado de buscas. 

O Maps é uma das principais plataformas usadas para consultar estabelecimentos e ver avaliações do público, então trazer um recurso parecido pode atrair a atenção da comunidade. No caso do app de vídeos curtos, ainda há o diferencial de vincular vídeos em alta na plataforma.

O TikTok se consolidou como uma alternativa aos buscadores tradicionais, principalmente entre o público mais jovem. A popularização do formato por vídeos faz com que as pessoas recorram ao app para descobrir coisas novas, tirar dúvidas e receber recomendações.

Curiosamente, o mapa com recomendações do TikTok coleta informações de endereço do Google.

Como encontrar avaliações de lojas no TikTok

Siga estes passos:

Continua após a publicidade
  1. Abra um vídeo com uma localização no TikTok;
  2. Toque sobre o endereço;
  3. Acesse o mapa com informações;
  4. Toque sobre um estabelecimento;
  5. Veja as avaliações ou envie sua própria crítica.

Leia também:

VÍDEO: pesquisar no Google deixou de fazer sentido?

Continua após a publicidade