Publicidade

Como viralizar no TikTok? Executiva da rede social dá dicas no Web Summit Rio

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Clara Pitanga
Reprodução/Clara Pitanga
Tudo sobre TikTok

Como viralizar no TikTok? Carol Baracat, global head de marketing do TikTok, respondeu a valiosa pergunta durante o Web Summit Rio, nesta segunda-feira (28).

Além de dar dicas para criadores de conteúdo aumentarem sua relevância na plataforma, Carol também comentou sobre o uso da rede social como ferramenta de busca e falou sobre o possível banimento do TikTok nos Estados Unidos — e se a decisão poderia impactar o Brasil de alguma forma.

Como viralizar no TikTok e ganhar mais seguidores na rede social?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante a palestra, Carol reforçou que não existe uma fórmula mágica para viralizar no TikTok, mas uma série de boas práticas que podem aumentar a relevância do conteúdo na plataforma. 

A head de marketing do TikTok destacou a "regra" dos "3 R's" como um ponto de partida para a produção de um conteúdo de impacto na rede social.

  • O primeiro "R" significa "ritmo", e ela explica: "o começo do vídeo tem que ter um gancho.”
  • O segundo "R", por sua vez, representa a "rima" - e não necessariamente o termo tem relação com a música. Na verdade, “rima” refere-se à mensagem que irá se repetir ao longo do conteúdo.
  • Para completar, o último "R" tem a ver com "razão". Para ela, é importante que o conteúdo tenha propósito. 

Carol ainda reforçou que as famosas tendências que viralizam na rede social também podem servir de inspiração para a criação de conteúdos próprios. Ela destacou, ainda, que a conexão com o conteúdo que já é produzido pelo criador é importante para que haja autenticidade.

"O TikTok é uma plataforma de entretenimento para explorar a criatividade", completou. 

TikTok como ferramenta de busca vs ChatGPT

Questionada sobre o uso do TikTok como ferramenta de busca e se enxerga o ChatGPT como uma ameaça, Carol respondeu que não vê o chatbot da OpenAI como tal. Segundo ela, as buscas acontecem de maneiras diferentes nas duas plataformas e, no TikTok, a pesquisa acontece de maneira "visual, interativa e social".

Ela ainda reforça que o TikTok, diferentemente do ChatGPT, é uma plataforma de entretenimento em que usuários também podem descobrir novos interesses, tanto pela aba "Para Você", que traz conteúdos relevantes e personalizados, quanto pela aba "Explorar".

Continua após a publicidade

Ainda destacou que a plataforma oferece um conteúdo exclusivo de educação. "Agora, as pessoas podem configurar a página ‘Para Você’ com conteúdo educativo", destacou a executiva. 

Banimento do TikTok nos Estados Unidos 

Carol também falou brevemente sobre o banimento do TikTok nos EUA e tranquilizou usuários ao afirmar que o tema não impacta o Brasil. "Tem um time bastante focado a lidar com o tema nos EUA. É importante reforçar que é um tema nos Estados Unidos que não impacta o Brasil", finalizou a executiva.

Veja mais do Canaltech: 

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo e veja coisas que seu celular é capaz de fazer e você não usa