Publicidade

Show de Eminem e Snoop Dogg no metaverso divide opinião de fãs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2022 às 15h28

Link copiado!

Reprodução/MTV
Reprodução/MTV

Os rappers Eminem e Snoop Dogg fizeram um show tecnológico durante o evento VMA 2022 que dividiu opiniões. A dupla cantou ao vivo a música From The D 2 The LBC, mas preferiu usar avatares 3D do metaverso Otherside na maior parte do tempo, em vez da tradicional apresentação de carne e osso.

A canção tem várias referências ao metaverso e aos tokens não fungíveis (NFTs), inclusive o clipe é totalmente criado com essa pegada digitalizada. Boa parte do encontro da dupla usou versões tecnológicas, como a transformação dos avatares em personagens da coleção Bored Ape Yatch Club (BAYC), a mais famosa do universo de NFTs artísticos.

Confira a apresentação completa da dupla:

Continua após a publicidade

Dos quase cinco minutos da participação, os dois só aparecem na versão física em pouco mais de um minuto. Os fãs obviamente reclamaram bastante porque deixaram de ver seus artistas favoritos para observar personagens cantando e fazendo estripulias em um mundo surreal. A

apresentação parece ter sido planejada para divulgar os tokens e tentar popularizar o conceito do metaverso para um público amplo, mas não saiu como o esperado. O problema é que a fanbase de ambos não é muito aficionada em criptomoedas ou NFTs, principalmente devido às críticas recentes de gastos energéticos desproporcionais e golpes constantes.

Continua após a publicidade
Meu irmão eu odeio essas performances de VMA e etc q tem animação pra gente vê em casa. Essa do eminem e Snoop tá sendo um clipe todo. Meu fi se eu quisesse ver um clipe eu n tava vendo o vma caralhooo! Ah não vey! Acho q deixam as performances + fracas pq descontam em animação — Regina Stein (@ReginaStein) August 29, 2022
Bem decepção a apresentação do Eminem com o Snoop e essa merda de nft e toda essa bobagem de multiverso. Acabaram não cantando nada #vma — Rafa (@_therafa) August 29, 2022

Muitos espectadores criticaram dos gráficos utilizados na apresentação, que parecem ter sido exportados do metaverso da Meta Zuckerberg virou piada após uma selfie com qualidade duvidosa. Uma das principais críticas ao metaverso é a aparência cartunesca e infantilizada das imagens, o que poderia ser incompatível com reuniões de trabalho formais ou situações menos descontraídas.

Continua após a publicidade

Música do metaverso

A música From The D 2 The LBC foi lançada em junho de 2022, especificamente para tratar sobre o futuro da Web 3.0. O clipe mostra os dois artistas como NFTs, de modo semelhante à apresentação no VMA, durante uma gravação no estúdio quando acabam transportados para o mundo digital.

Vale lembrar que a dupla já deu seus primeiros passos neste universo anteriormente. Snoop Dog, por exemplo, é um ferrenho apoiador de projetos envolvendo NFTs, o que inclui lançamentos próprios no ambiente digital. Já Eminem é menos aventureiro, embora tenha comprado um avatar da coleção BAYC por cerca de R$ 2,6 milhões.

Continua após a publicidade

O clipe foi produzido pela empresa Yuga Labs, empresa responsável por Bored Apes e outros projetos do universo cripto. Mesmo com as críticas dos internautas, a dupla foi bastante aplaudida no VMA 2022. Eminem, aliás, é o segundo artista com mais indicações na história (60 no total), atrás apenas da Madonna. Snoop Dog já recebeu 13 indicações e faturou o prêmio em três ocasiões.