Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Toots Thielemans, o homenageado de hoje no Doodle do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2022 às 10h15

Link copiado!

Frans Schellekens/Redferns
Frans Schellekens/Redferns
Tudo sobre Google

O músico Toots Thielemans é o grande destaque do Doodle do Google desta sexta-feira (29). Quem abriu o buscador hoje se deparou com uma ilustração colorida, com vários elementos estilizados e um design gráfico inspirado em formas geométricas, criado pela artista convidada Melissa Crowton para celebrar o que seria o 100º aniversário do jazzista belga.

No meio da imagem, um senhor de cabelos brancos toca uma gaita rodeado por diversos instrumentos musicais — violão, trompete, bateria, teclado e saxofone são exemplos. Ao clicar no desenho, o usuário é guiado para resultados com informações sobre a vida de Toots Thielemans e vídeos das suas apresentações.

Continua após a publicidade

Toots Thielemans nasceu em 29 de abril de 1922, em Bruxelas, na Bélgica. Teve uma carreira exitosa no jazz e ficou conhecido por tocar gaita harmônica de boca como ninguém. Críticos e amantes do gênero jazz o reconhecem como um dos maiores gaitistas deste gênero musical no século XX.

Sons comoventes

A gaita é um instrumento muito melódico, usado para expressar emoções intensas como alegria, euforia, tristeza ou melancolia. Nas mãos de Thielemans, isso parecia ser potencializado graças à sua habilidade de produzir melodias únicas. No jazz, também tocou guitarra e alguns outros instrumentos, e alcançou as paradas internacionais.

Continua após a publicidade

Ele começou a tocar acordeão aos três anos de idade e sempre fez apresentações no café dos seus pais. Quando virou adolescente, ganhou uma gaita e começou a produzir lindas melodias com elas.

A vida mudou quando ele ouviu Louis Armstrong e descobriu o jazz. No início dos anos de 1940, pegou seu violão e foi se apresentar em turnês com músicos talentosos, como Quincy Jones, Billy Joel, Stevie Wonder e Frank Sinatra.

Sucesso na TV e no rádio

Suas performances no rádio e na televisão o ajudaram a se tornar reconhecido pelo público. Thielemans gravou 21 discos, foi destaque em vários comerciais (como Old Spice e Firestone), além de ter atuado na composição de trilhas sonoras para filmes. Um dos seus solos de gaita mais conhecidos virou tema da Vila Sésamo:

Continua após a publicidade

Considerado um mestre do jazz, o músico gravou com diversos outros artistas até praticamente o fim da sua vida. Faleceu em 22 de agosto de 2016, em Braine-l'Alleud, também na Bélgica. Após sua morte, muitos passaram a colecionar e exibir com orgulho seus discos, ingressos de shows e autógrafos — há, inclusive, museus com itens doados e instrumentos da sua coleção pessoal.

Se você nunca tinha ouvido falar de Toots Thielemans, esta pode ser uma excelente oportunidade para conhecer a obra e o legado deixado pelo gaitista.

Fonte: Google