Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tomie Ohtake | Quem é a artista nipo-brasileira no Doodle do Google?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2023 às 09h20

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O doodle do Google desta terça-feira faz homenagem à artista nipobrasileira Tomie Ohtake, conhecida como uma das grandes represntes do abstracionismo informals, com pinturas e esculturas espalhadas pelo Brasil. Ohtake nasceu em 21 de novembro de 1913 em Kioto, no Japão, é brasileira naturalizada e hoje seria o seu aniversário de 110 anos.

Tomie Ohtake veio ao Brasil em 1936 para visitar um irmão e precisou ficar no país após o envolvimento do Japão na Segunda Guerra Mundial. A carreira artística não começou cedo: ela começou a pintar apenas aos 40 anos de idade e fez sua primeira exposição em 1957, no Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Na descrição do doodle, o Google reforça que a artista “provou que nunca é tarde demais para encontrar sua paixão e se destacar nela”.

As obras de Tomie Ohtake podem se encaixam no estilo abstrato, com forte presença das cores primárias e elementos que fazem referência ao Brasil e ao Japão — as esculturas, presentes em várias cidades do sudeste brasileiro, são marcadas pelo formato de onda.

Continua após a publicidade

Ao todo, foram quase 30 peças pintadas, 120 exposições individuais e 400 coletivas durante a carreira da artista plástica. Algumas obras famosas incluem o Monumento dos 80 Anos da Imigração Japonesa, localizado na Avenida 23 de Maio, em São Paulo (SP), e a Escultura de 100 Anos da Imigração Japonesa, localizada em Santos (SP).

A artista foi homenageada em 2001 com a criação do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, local voltado para exposições artísticas. Ohtake faleceu em 12 de fevereiro de 2015, aos 101 anos, em São Paulo.

Sobre o Doodle

Criada pela artista estadunidense Michelle Kumata, a homenagem a Tomie Ohtake faz referência a algumas esculturas famosas, como o monumento em Santos, e preserva o estilo de pinturas com cores primárias tal qual a obra da homenagada. A experiência não é interativa e exibe o nome do Google acompanhado de um desenho de Ohtake pintando — o resultado só pode ser visto no Brasil.

Kumata é uma artista que aborda a imigração japonesa e revela ter conhecido o trabalho de Tomie Ohtake em visita ao Brasil, em 2019. Vale lembrar que neste ano o Google celebrou o 25º aniversário do primeiro Doodle da história, usado para sinalizar que os fundadores da empresa estavam ausentes.