Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que algumas casas aparecem borradas no Google Maps?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Abril de 2024 às 08h55

Link copiado!

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels

Caso você já tenha navegado pelo Street View, pode ter notado algumas casas borradas no Google Maps. O serviço de navegação automaticamente desfoca rostos e placas de carro, mas também traz uma opção para ocultar residências por lá.

Por que isso acontece?

O Google Maps pode borrar casas por questões de privacidade, segurança ou má qualidade da imagem. Além da cobertura com os carros do Google com fotos em 360º para o Street View, a própria comunidade pode enviar vídeos para complementar os registros das ruas, mas nem todos podem estar na melhor resolução — nesse caso, é possível relatar um problema à empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, qualquer pessoa pode pedir para o Maps desfocar uma casa, carro, pessoa ou objeto: basta preencher um formulário e aguardar a aprovação da empresa para notar a mudança. Essa é uma medida comum para reforçar a privacidade no app, já que muitas fachadas no Google Street View podem expor detalhes sobre a residência, como pontos de entrada e as pessoas que vivem no local, então alguns usuários tentam esconder o local.

Um exemplo popular de local borrado no Google Maps é a mansão na qual ocorreu o crime do caso Richthofen, na cidade de São Paulo — não é possível ver a residência em nenhuma versão do Street View, que conta com um histórico de registros a partir de 2016. No entanto, não dá para confirmar se a medida foi tomada pelo Google a pedido dos proprietários do imóvel.

Como borrar uma casa no Google Maps

Você pode pedir para o Google desfocar um local específico no Street View com os seguintes passos:

  1. Abra o Maps no PC ou no celular;
  2. Acesse um endereço;
  3. Abra o Street View;
  4. Selecione “Informar um problema”, no canto inferior direito da tela;
  5. Confirme o lugar que deseja desfocar;
  6. Preencha o formulário;
  7. Envie as respostas.

O Google envia o resultado do pedido no endereço de e-mail cadastrado.

Por que existem locais borrados no Google Earth?

Continua após a publicidade

Repleto de imagens de satélite, o Google Earth é uma opção para ver lugares de difícil acesso, como a famosa Área 51, dos EUA, mas também tem as suas restrições. Algumas áreas ficam borradas ou pixeladas mesmo quando vistas de cima.

Normalmente, isso é aplicado para proteger edifícios governamentais ou áreas do interesse da segurança nacional de um país: a empresa já informou em seu canal de suporte que apenas desfoca imagens após o pedido de um estado-nação. Se a curiosidade bateu, você pode conferir alguns lugares que não aparecem no Google Maps ou no Google Earth.