Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Pai do MIDI", Dave Smith morre aos 72 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2022 às 17h56

Link copiado!

Reprodução/Sequential
Reprodução/Sequential

O músico Dave Smith, um dos pais do MIDI, morreu hoje (2) aos 72 anos. O anúncio foi feito pela empresa dele, a Sequential, nas redes sociais. Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, ele fundou a companhia em 1974 e lançou o Prophet-5 quatro anos depois.

Artistas como Flying Lotus, Hot Chip e Justin Vernon, do Bon Iver, prestaram homenagem a Smith, cujas invenções foram usadas por uma série de grandes nomes dos anos 1980. O Prophet-5 foi o primeiro sintetizador polifônico totalmente programável do mundo, considerado inovador por ser o primeiro instrumento com um microprocessador embutido.

Continua após a publicidade

Em 1981, Smith e o engenheiro da Sequential Chet Wood projetaram a interface MIDI básica, usada por fabricantes de teclados como a Roland. Na época, a Roland havia proposto a criação de uma linguagem universal para instrumentos eletrônicos. O MIDI então foi aprimorado, ganhou o Grammy Técnico e se tornou o protocolo para teclados do mundo inteiro.

História de Dave Smith

Dois anos depois, a Sequential lançou o Prophet 600, um dos primeiros e mais famosos sintetizadores MIDI de todos os tempos. Após o sucesso de Smith, a Yamaha decidiu adquirir a empresa dele em 1987 e passou a trabalhar exclusivamente para outras fabricantes de sintetizadores.

Continua após a publicidade

Em 2002, Dave decidiu lançar sua própria empresa de instrumentos novamente e a renomeou para Sequential novamente em 2015, quando a Yamaha devolveu o nome da empresa. Já na década passada, foi lançado o Prophet-6, uma evolução do modelo anterior.

Nas últimas duas décadas, os produtos de Dave Smith desempenharam um papel fundamental na transição da música analógica para a digital. O artista teve um papel fundamental na criação de canções, especialmente na década de 1980, quando praticamente todo filme e série usava os sintetizadores na trilha sonora.