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O que é uma newsletter?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Fevereiro de 2023 às 14h00

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Mamewmy/Freepik
Mamewmy/Freepik

A newsletter é um formato muito antigo de comunicação por e-mail, mas consegue se reinventar para diferentes demandas. Caso você ainda não assine um desses boletins, com certeza já viu alguma chamada para receber as mensagens em algum site ou loja.

Primeiramente, é importante definir o que é uma newsletter: consiste em um boletim de informações ou notícias disparado em massa com periodicidade regular. Existem envios diários, semanais, quinzenais ou até mensais.

Existem algumas diferenças principais entre a newsletter e outras comunicações por e-mail. A primeira delas está no teor dos conteúdos: os boletins assumem uma função educadora ou informativa, com textos sobre o mesmo tema ou sobre um período, enquanto o mailing ou o e-mail marketing são mais voltados para vendas e fins comerciais.

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Além disso, os boletins dependem diretamente das inscrições e assinaturas. A pessoa que recebe um e-mail desse tipo voluntariamente aceitou o envio.

Principais usos da newsletter

A newsletter sempre funcionou como um boletim de notícias. É muito usada para curadoria de conteúdo, com resumos diários dos principais acontecimentos do dia ou com indicações de artigos e materiais sobre um tema específico, por exemplo.

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Para empresas, essa comunicação tem a vantagem da exclusividade. Pode ser usada para compartilhar novidades com seguidores interessados ou trazer conteúdos que não são disponibilizados fora do e-mail. Alguns exemplos incluem notícias, resultados internos e seções de perguntas e respostas.

Os boletins também são muito usados por criadores de conteúdo, principalmente quando atuam em nichos. Alguns perfis, inclusive, aproveitam as newsletters para monetização e enviam materiais exclusivos ou antecipados para assinantes.

Qual a vantagem da newsletter para leitores?

Os leitores podem escolher pelas newsletters que mais interessam. Por exemplo: se você acessa um site com frequência e gosta de consumir os conteúdos produzidos por lá, pode assinar o respectivo boletim para receber mais atualizações.

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Por outro lado, tome cuidado para não encher a caixa de entrada só com newsletters. Cada e-mail demanda um tempo de leitura e é comum ver relatos de pessoas que assinaram várias opções e acumularam o material não lido. Consulte a periodicidade e o assunto dos e-mails antes de fazer a inscrição.

Qual a vantagem da newsletter para empresas?

Empresas e criadores de conteúdo podem usar a newsletter para fidelizar o público. Em meio a tantos e-mails promocionais, vale a pena dedicar uma publicação voltada para a informação, com mais opções de histórias.

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