Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é permalink?

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Setembro de 2021 às 09h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
(Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Para acessar um site na internet, você já deve estar acostumado a digitar o endereço da página no navegador. O Canaltech, por exemplo, é canaltech.com.br, e essa URL não muda. Mas sabia que até para isso tem um nome específico? É o que chamamos de permalink.

O termo pode não fazer tanto sentido quando estamos simplesmente navegando na web. Contudo, é um termo importante para quem tem um blog ou site e quer que ele apareça nos primeiros resultados em mecanismos de buscas na internet, como Google e Bing. A seguir, vamos explicar o que significa o permalink.

O que é permalink?

Continua após a publicidade

Permalink é a abreviação de “Permanent Link”, que por sua vez pode ser traduzido como “link permanente”. Como o próprio nome sugere, trata-se da URL completa que você visualiza na barra de endereços ao abrir um site. As páginas dentro de um determinado site costumam ter URLs distintas, porém cada uma delas é permanente.

É esse “permanente" que torna o permalink o que ele é: a URL não se altera nunca. Mesmo que o conteúdo de uma página ou site seja alterado ou atualizado, o link continuará o mesmo.

Fazendo um paralelo com a vida real, pense no permalink como se fosse um endereço físico, com nome da rua e CEP. Quem mora nele pode se mover para outro lugar, mas aquele endereço específico jamais é alterado.

Continua após a publicidade

Geralmente, os permalinks são elaborados de maneira automática pelas plataformas responsáveis pela publicação dos links na internet. Sites de notícias costumam ter o mesmo título e URL. A deste artigo, por exemplo, é “canaltech.com.br/internet/o-que-e-permalink”. Existem algumas exceções — o YouTube usa URLs com um sequência alfanumérica diferente para cada vídeo. Mas a maioria dos sites vai seguir esse padrão de copiar o nome ou título do site.

Por que o permalink é importante?

Do lado dos usuários, o permalink pode servir como um facilitador do site que você está navegando. Como boa parte dos sites de internet usa o mesmo endereço que aparece no título ou no destaque do link acessado, você pode olhar para a barra de endereços e ver a URL fixa daquela página antes que ela carregue completo no browser.

Porém, os mais beneficiados pelo permalink são os próprios sites. E isso tem tudo a ver com os serviços de buscas na web, que se baseiam nessas URLs permanentes para definir quais sites vão aparecer em primeiro lugar nas pesquisas dos usuários. Logo, o permalink está diretamente relacionado à otimização de sites para mecanismos de buscas — o chamado Search Engine Optimization (SEO, na sigla em inglês).

Continua após a publicidade

Como estruturar um permalink?

O permalink é um dos elementos que mais pode influenciar um site a ter um bom ranqueamento em sites de buscas, entre eles Google e Bing.

Alguns publicadores, como é o caso do Wordpress, geram automaticamente um permalink baseado no título do site ou página. No entanto, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes para que a URL se adeque às exigências dos mecanismos de pesquisa.

Continua após a publicidade

Permalinks muito longos podem não ser bem vistos por esses buscadores. Também é importante coloca palavras-chave na URL, tanto para melhorar a exibição nos sites de buscas quanto facilitar as pesquisas dos próprios usuários. A data postagem não é obrigatória, mas dependendo do tipo do conteúdo, pode facilitar buscas por posts mais específicos.

Outra indicação é que o permalink não seja alterado depois de ser publicado na internet. Isso pode causar problemas de indexação no Google e outros sites de pesquisa porque eles entendem se tratar de uma nova postagem. Portanto, os mecanismos precisam analisá-la e impulsioná-la do zero.

Muitos sites seguem um padrão na hora de criar novos permalinks. Esse padrão consiste no seguinte: nome do site + categoria do conteúdo do post + nome/título do post. Outra variação é usar o nome do site + categoria do conteúdo do post + data da postagem + nome/título do post.

Vale lembrar que o conteúdo interno da página pode ser alterado, mas fazer isso com o permalink não é recomendado. Inclusive, se houver links quebrados ou que não são mais válidos no decorrer da postagem, o ideal é sim fazer essas correções, uma vez que os buscadores também diminuem o ranqueamento caso detectem URLs desatualizadas que não levam a lugar algum.

Continua após a publicidade

Fonte: Yoast, LisComunello