Publicidade

O que é o “Chad meme” e o que ele representa?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2023 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Know Your Meme
Reprodução/Know Your Meme

O “Chad meme” é um meme popular que retrata, de forma exagerada e caricatural, um homem confiante, atraente e atlético, em geral associado ao estereótipo do “macho alpha”.

O meme é usado para satirizar comportamentos masculinos como excesso de confiança, masculinidade tóxica, ego exacerbado e um estilo de vida baseado no sucesso e nas conquistas amorosas.

Qual é a origem do “Chad meme”?

Continua após a publicidade

O termo "Chad" era originalmente utilizado em fóruns e jogos online para se referir a um personagem masculino genérico e bem-sucedido.

A partir da década de 2010, o termo se popularizou na internet em memes como um oposto ao estereótipo do homem “virgem”, “beta” ou “ômega”.

O Chad é apresentado como um homem de traços físicos proeminentes e comportamentos exagerados, tais como:

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
  • Corpo musculoso, ombros largos e queixo quadrado;
  • Habilidoso em esportes e atividades atléticas;
  • Atraente e desejado;
  • Confiança extrema;
  • Socialmente bem-sucedido;
  • Estilo de vida festivo.

O “Chad meme” ganhou variações ao longo dos anos, como “Vingin vs Chad”, “Chad Thundercock”, “GigaChad” e “Yes Chad”.

Virgin vs Chad

O meme “Virgin vs Chad” contrasta um homem inseguro, introvertido e de baixa autoestima com o Chad confiante, atraente e egoísta.

Continua após a publicidade

Diferentes contextos e situações foram criados com o meme, que exploram características exageradas e estereotipadas dessas “personalidades”.

Chad Thundercock

Uma versão para maiores de idade do Chad original, o “Chad Thundercock” apresenta o personagem com certa protuberância nas partes íntimas. Essa variação é utilizada para comentar o suposto sucesso do Chad com as mulheres.

Continua após a publicidade

GigaChad

O GigaChad ou Ultra Chad é uma versão ainda mais exagerada do meme do Chad e aparece como em forma excessivamente musculosa e imensamente confiante. Em geral, esse meme é utilizado com um ser ultramasculino, de traços bem definidos, muito atraente e invejado por outros homens.

Curiosamente, a figura do GigaChad é associada a uma série de fotografias de um projeto de arte chamado “Berlin 1969”, da fotógrafa russa Krista Sudmalis. As fotos de um suposto modelo do projeto circularam em fóruns online com a descrição do Ultra Chad.

Continua após a publicidade

Inicialmente acreditou-se que o GigaChad era uma pessoa real, mas análises das imagens revelaram que se tratava de artes manipuladas digitalmente.

Yes Chad

Outra variação do meme é o “Yes Chad”. Nessa versão, o personagem aparece respondendo “sim” para diferentes perguntas e provocações. O objetivo da brincadeira é evidenciar comentários tolos, jocosos ou de mau gosto — muitas vezes com o objetivo de ridicularizar o estereótipo “Chad”.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o meme Chad e suas variações têm a finalidade de fazer humor sobre comportamentos sociais a partir do que se entende como padrão “macho alpha”. Outro meme que brinca com essa proposta é o do fortão de “Baby don’t hurt me”.