Publicidade

O que é o "flork meme" e como o fantoche foi parar em bolos?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Junho de 2023 às 14h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Aquele meme presente nos bolos tem nome: flork. O simpático desenho de fantoche de meia começou como uma tirinha no Paint e anos depois virou febre em figurinhas do WhatsApp, canecas e bento cakes.

O que é o “flork meme”?

O desenho tem origem nas tirinhas “Flork of Cows” (“Flor de Vacas”, em tradução livre), lançadas em 2012 no WordPress. Os personagens feitos no Paint simulavam um fantoche de meias e protagonizavam histórias curtas sobre desabafos e frustrações.

Continua após a publicidade

Em 2016, o Flork of Cows chegou a Facebook, Reddit e Twitter, aumentando a exposição das tirinhas — a página no Facebook acumula 192 mil seguidores. Não se sabe ao certo quem está por trás dos desenhos ou quando eles começaram a virar um meme popular em redes sociais, mas o simples traço do Flork começou a ganhar popularidade nos anos seguintes.

No site oficial, a pessoa responsável pelos desenhos informa:

“Os personagens de meia do Flork podem ser usados em memes, artes de fãs e outras criações, desde que não sejam lucrativas. Eu entendo que memes estão em todos os lugares e encorajo que as pessoas criem suas próprias versões e se divirtam com amigos. No entanto, não reivindiquem meus personagens ou tirinhas como seus e use minha referência para que mais pessoas leiam o conteúdo”.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como o flork foi parar em bolos?

No Brasil, o flork também é conhecido como “meme do bolo” pela sua presença nos bento cakes, pequenas porções de bolo cobertas com chantilly e servidas numa embalagem individual de marmita.

Devido à popularidade e ao traço simples, o desenho de fantoche começou a aparecer na cobertura da sobremesa com frases engraçadas. Os primeiros registros desse bolo surgiram em 2021, durante períodos de isolamento social, e o formato ficou popular nas redes sociais e confeitarias.

Como o bento cake é uma porção menor do que bolos tradicionais de aniversário, ficou mais fácil enviá-lo como presente.

Continua após a publicidade

As pesquisas sobre o flork no Google geralmente são relacionadas com os termos “bolo” e “meme”, e atingiram um pico na semana entre 5 a 11 de junho de 2022 — um sinal de que as pessoas procuravam pelo bolo para o Dia dos Namorados.

O flork, inclusive, foi um sucesso em toda a América Latina, com vídeos virais no TikTok de bolos feitos em países como México, Colômbia e Bolívia. Os dados do Google Trends revelam que Bolívia, Guatemala e El Salvador são os países que mais pesquisaram sobre o tema.

Continua após a publicidade

Se você gosta dos desenhos do Flork e quer levá-los para as conversas do WhatsApp, pode criar figurinhas no mensageiro.