O que é groundhogging e como isso pode prejudicar a busca pelo amor
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Você já ouviu falar no termo groundhogging? É um conceito relativamente novo que vem do inglês e se aplica a pessoas que costumam sair sempre com o mesmo tipo de gente, mas esperam resultados diferentes no final. Sabe aquele amigo com um "tipo ideal" e que não se abre para conhecer ninguém fora padrão? É sobre isso.
- Aplicativo de namoro exibe selo para avisar se o crush está vacinado
- App quer fazer você paquerar no seu bar favorito sem sair de casa
Uma pesquisa do aplicativo de paqueras Inner Circle descobriu que 72% dos usuários têm um tipo, mas apenas uma em cada cinco pessoas que saem com seus "tipos" têm encontros interessantes. A maioria dos dates classificados como positivos são com gente que pode não ter absolutamente nada a ver com seu estilo favorito de personalidade ou beleza.
O estudo do app alerta que sair com pessoas diferentes pode ser muito mais vantajoso do que ficar preso no ciclo infinito da busca por perfeição. Isso porque focar em apenas pode ser tóxico para si e fazer com que se perca a oportunidade de conhecer um crush realmente interessante.
O que é groundhogging?
O nome groundhogging deriva do filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day, no original), no qual o personagem fica preso no tempo e revive o mesmo dia várias vezes consecutivas. Na obra audiovisual, o protagonista faz as mesmas coisas repetidamente até que descobre que precisa mudar sua atitude se quiser sair do loop temporal.
Esse fenômeno ocorre com muita frequência nas relações humanas: as pessoas repetem os erros e esperam que um dia ocorra um acerto. Muita gente fica a vida inteira sem conseguir ter um relacionamento duradouro porque só da match em perfis exatamente iguais ao dos ex-namorados.
A pesquisa do Inner Circle revela que os solteiros sabem bem o que querem, mas essa insistência cria um ciclo que não funciona. Menos de um quarto (24%) dos entrevistados diz que gostaria de sair com alguém que não se encaixa em seu tipo habitual. Entre as razões para ficarem presos estão desde não querer se relacionar com um tipo diferente de pessoa (60%), pensar que é uma opção segura (18%) ou ser apenas um hábito (14%).
A pesquisa do groundhogging
Entre os dados mais relevantes estão a busca por pessoas inteligentes, com 43% dos interessados neste perfil. As solteiras valorizam o bom humor, com 16%, por isso procuram por pessoas engraçadas.
Já nos perfis "O banqueiro" (que entenda de finanças) e o "rato de academia" (com a barriga de tanquinho em dia) foram os preferidos em 15% e 13%, respectivamente. Os homens mais altos, com 1,80 m ou maiores, tiveram classificação particularmente alta pelas solteiras: 43% delas disseram que esse é o seu tipo.
Outro fator de destaque é a cor dos cabelos: morenos e loiros tiveram 29% e 16% das respostas, respectivamente. Os olhos diferentes também ajudam na hora da conquista, já que 12% das entrevistadas disseram escolher pessoas com cores específicas. Embora tudo isso seja um fato importante para o físico, estão longe de ajudarem no estabelecimento de uma conexão profunda com outra pessoa.
A pesquisa foi feita no aplicativo do Inner Circle com 1.001 pessoas em janeiro de 2022. O app é voltado para o namoro e está disponível gratuitamente para iOS e Android.