Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é flopar?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Flopar é uma expressão usada para indicar algum fracasso de popularidade ou algo que não foi bem-sucedido. O termo e suas variações (flop, flopando, e outros casos) faz parte do vocabulário de muita gente nas redes sociais e sempre é acompanhado de uma conotação negativa.

Portanto, flopar pode representar qualquer coisa que rendeu abaixo das expectativas: um post com poucos likes e interações nas redes sociais é um flop, uma nova série de streaming que não conquistou o público é flopada, uma festa vazia flopou, e por aí vai. 

De onde vem a expressão flopar?

Continua após a publicidade

O termo tem origem na palavra “flop” da língua inglesa, que significa “fracasso”. Originalmente, era usado para descrever algo solto e caído, como um cabelo longo, mas também ganhou um significado na internet para sinalizar um fiasco — foi muito usado na cultura pop na hora de criticar álbuns, séries, filmes e outras produções. 

Essa ressignificação ganhou força com as discussões na internet: um gráfico do Google Books que reúne o uso da palavra em livros, artigos e outras publicações da plataforma revela que houve um crescimento do uso a partir dos anos 2000.

Não dá para saber exatamente quando chegou ao Brasil, mas o verbo “flopar” surgiu de uma adaptação da gíria em inglês. Dados do Google Trends mostram que já haviam buscas pelo termo desde 2004, mas a procura aumentou de 2017 em diante.

Continua após a publicidade

Flop no basquete

A palavra pode ter um significado diferente entre os fãs de basquete: no esporte, a expressão é usada para indicar quando um jogador sofre um contato e age como se tivesse recebido força excessiva do adversário, de forma a convencer os juízes de que sofreu uma falta. Em tradução livre para o português, é a famosa tentativa de “cavar uma falta”.

Como não flopar nas redes?

Continua após a publicidade

Para muita gente, flopar nas redes sociais é algo fora de cogitação, e os números de likes e engajamento são a prova disso. Você pode aproveitar algumas dicas para fazer sucesso na hora de criar conteúdo em cada app:

  • Tente publicar os conteúdos em momentos em que as pessoas estão online nas redes, como durante a noite;
  • Evite postar muitas coisas em sequência;
  • Aproveite trends, músicas e hashtags populares.

Por outro lado, se você não liga para a fama na internet, pode conferir alguns conselhos para seguir uma vida low profile.