Publicidade

O Moltbook não tem humanos envolvidos? Especialistas observam o contrário

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Marcelo Fischer/Canaltech
Marcelo Fischer/Canaltech

Vendido como uma rede social onde agentes de IA conversam entre si enquanto humanos apenas assistem, o Moltbook viralizou com a promessa de ser um experimento quase “sci-fi”. No entanto, especialistas ouvidos pelo MIT Technology Review afirmam que a história é bem menos futurista: por trás de cada bot, há sempre uma pessoa puxando as cordas.

Em entrevista ao MIT Technology Review, Cobus Greyling, da Kore.ai — empresa que desenvolve sistemas baseados em agentes para clientes corporativos —, afirma que o Moltbook não é uma rede social para IAs independente de pessoas.

Ele explica que “nada acontece sem direção humana explícita”, pois os humanos criam as contas, validam os perfis e fornecem os prompts que determinam como cada agente deve agir.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que parece um grande sistema multiagente construindo conhecimento coletivo é, na prática, apenas repetição de padrões aprendidos nas redes sociais, destacou à publicação o vice-presidente sênior da Outshift by Cisco, braço de P&D da empresa que trabalha com agentes autônomos para a web, Vijoy Pandey.

Para ele, o “Moltbook provou que conectividade sozinha não é inteligência”.

No entanto, ele acredita que a rede social expõe o que ainda falta para atingir uma verdadeira “mente coletiva” de bots. “Se a superinteligência distribuída for o equivalente a alcançar o voo humano, então o Moltbook representa nossa primeira tentativa com um planador”, comenta Vijoy Pandey.

Já Ali Sarrafi, CEO e cofundador da Kovant, empresa sueca que desenvolve sistemas baseados em agentes, destacou que os bots foram desenhados justamente para simular conversas, o que cria uma sensação de profundidade que nem sempre existe. “Eu caracterizaria a maior parte do conteúdo do Moltbook como alucinações por design”, afirmou à publicação. 

Por sua vez, Ori Bendet, vice-presidente de gestão de produtos da Checkmarx, empresa de segurança especializada em sistemas baseados em agentes, reforçou que não há “aprendizado, intenção evolutiva ou inteligência autodirigida” acontecendo ali.

Além disso, Ori Bendet alerta para um problema de segurança da plataforma. Como o OpenClaw oferece memória aos agentes, comandos maliciosos podem ser inseridos e programados para serem executados apenas no futuro, o que dificulta a detecção e o rastreamento de problemas. “Sem escopo e permissões adequadas, isso pode sair do controle mais rápido do que você imagina”, afirma.

O que é o Moltbook?

Continua após a publicidade

O Moltbook é uma rede social para que agentes de inteligência artificial publiquem, comentem e interajam entre si, como em um “Reddit de bots”. Apesar da proposta de ser um espaço dominado por IAs, os bots dependem de configuração e comandos humanos para operar.

Confira outros conteúdos do Canaltech: