Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Agenda pode unificar lembretes e tarefas de outros apps no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2022 às 16h10

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google trabalha em uma solução para simplificar o uso de lembretes nos celulares e computadores. A medida é necessária porque a companhia oferece muitas opções ao mesmo tempo, o que pode confundir e dispersar demais as informações.

Hoje, é possível usar o Google Keep para manter datas e horários específicos para notas produzidas. Já o aplicativo Tarefas permite criar listas do que precisa ser feito para o usuário dar "check" quando concluir cada atividade, mas pouca gente conhece porque fica escondido no Gmail. O Assistente de Lembretes é útil para quem prefere criar afazeres apenas com comando de voz — mas não é muito fácil acessá-los depois.

Continua após a publicidade

O foco do Google parece ser centralizar tudo isso de uma maneira intuitiva, acessível a todos e com mais apelo junto ao público. Conforme os primeiros indícios encontrados pelo site 9to5Google, o código do aplicativo Agenda para Android poderia trazer mudança para incorporar as funcionalidades ali dentro.

A começar pelo nome de cada atividade: os lembretes se tornariam tarefas. Com isso, você dá um peso maior para a funcionalidade e tira o caráter meramente casual — tanto que o ícone representativo era designado por um dedo com uma corda amarrada ao redor. É provável que a Agenda passe a exibir listagens anteriores e as recém-criadas, como um gerenciador de compromissos, reuniões ou coisas a fazer ("To Do", em inglês).

Três ferramentas em uma só

Apesar de ser algo positivo, é provável que hajam também alguns perdas nesse processo de centralização. Uma delas seria o acesso à localização e lembretes já atribuídos ao sistema de voz. Segundo o 9to5Google, o Google Agenda indicará ao usuário buscar as entradas existentes no Keep, mas não menciona nada sobre o Assistente de Lembretes, algo que preocupará quem usa este último.

Continua após a publicidade

Não está claro se o Google deve acabar com as outras soluções para manter apenas a Agenda, mas essa é uma possibilidade real. A prática é comum em grandes corporações, no intuito de facilitar a gestão de tantos apps e fortalecer um em específico. O próprio Google já anunciou que deve fundir o Duo no Meet para tornar a ferramenta de videochamadas o carro-chefe da empresa.

O Google Agenda 2022.24.0.x já contém o aviso de transformação de lembretes em tarefas, mas ainda não foi liberado para download. O jeito é aguardar o lançamento para saber quais os planos para lidar com os gerenciador de atividades daqui para frente.

Fonte: 9to5Google