Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hangouts finalmente tem "enterro" marcado pelo Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Junho de 2022 às 17h55

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google vai finalmente acabar com o Hangouts para todos os usuários em novembro de 2022. O serviço de bate-papo foi substituído pelo Google Meet e pelo Google Chat, por isso não faz mais sentido gastar dinheiro e tempo para mantê-lo ativo.

O serviço já havia sido encerrado para clientes do Workspace em fevereiro, mas ainda funcionava para usuários pessoais e gratuitos. Agora, as pessoas que ainda usam o app móvel do Hangouts receberão uma solicitação para migrar para o Google Chat. A ação é irreversível, portanto, assim que decidirem pela troca, será impossível retornar ao Gmail.

Continua após a publicidade

Quem usa o programa associado ao Gmail na Web poderá desfrutar o serviço somente até julho. A partir do próximo mês, essas pessoas também serão convidadas a mudar para o Chat, o que deve liberar o novo layout pensado especificamente para tirar proveito da integração.

Já para quem possui o Hangouts para desktop, o prazo fatal será o mesmo dos apps móveis, ou seja, até novembro. A empresa garante que avisará as pessoas com pelo menos um mês de antecedência antes de apontar o site do Hangouts para o Chat, assim ninguém será pego de surpresa.

Em meados do ano passado, o Hangouts ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads no Android. Mesmo com o enterro marcado, o app ainda é muito utilizado pelas pessoas, mesmo tendo sido removido as principais lojas de aplicativos.

Sai o Hangouts entra o Chat

Continua após a publicidade

O Google Chat é uma ferramenta voltada para conversas por texto, apontado como o substituto do GTalk e do Hangouts. Os recursos de áudio e vídeo deste último foram migrados para o Meet, mas ele ainda possui alguns recursos mais limitados para atividades simples.

O Chat deve receber novos recursos em breve, como a capacidade de fazer chamadas diretas, criar tópicos de conversa no Spaces e compartilhar arquivos entre contatos selecionados. A melhor parte é a integração com o Workspace e ferramentas do Google, porque possibilita o acesso multiplataforma e em qualquer lugar.

A empresa já havia anunciado a intenção de levar usuários para o Chat desde 2018 e começou a incentivar a transferência em 2020. Quem ainda usa o Hangouts deverá transferir automaticamente todas as conversas existentes para o Chat o quanto antes. Se preferir, pode fazer um backup dos dados pelo Takeout até o prazo fatal, assim dá para armazenar tudo na nuvem e evitar qualquer perda indesejada.