Publicidade

Nova tecnologia da Cloudflare quer acabar com os testes CAPTCHA em navegadores

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/CloudFlare
Divulgação/CloudFlare

A Cloudflare, empresa de gerenciamento de acesso e distribuição de conteúdo, apresentou na última semana o Turnstile, sua tecnologia para um mundo sem CAPTCHAs. A ideia do recurso é realizar testes no próprio navegador em vez de obrigar o usuário a resolver enigmas ou clicar em fotos como forma de provar que quem está acessando é efetivamente humano e não um robô focado em varreduras ou golpes de negação de serviço.

Ainda em fase de testes, o Turnstile utiliza desafios programados em JavaScript que são apresentados ao browser em busca de indícios de comportamento humano. A busca, por exemplo, é pelo uso de API webs ou provas de trabalho ou espaço, enquanto modelos de aprendizado em inteligência artificial devem aprimorar a tecnologia ainda mais, na medida em que ela for sendo utilizada.

As mudanças são promissoras. De acordo com a Cloudflare, o tempo médio gasto por um usuário na resolução de CAPTCHAs é de 32 segundos, enquanto o Turnstile é capaz de reduzir todo esse processo para apenas um segundo; novamente, quanto maior a superfície de uso e aprendizado de máquina, mais veloz será o reconhecimento de atividade humana em um navegador.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Trata-se, também, de uma forma de criar uma tecnologia mais abrangente, já que até agora, todas as alternativas ao atual sistema de verificação apresentadas pela Cloudflare eram relacionadas a dispositivos. Desde chaves de acesso físico até a conexão de celulares, com ressalvas no processo de efetivo uso humano, o Turnstile promete mudar o cenário com uma solução ainda em desenvolvimento, mas com uma abordagem diferente.

É, também, uma ideia que protege a privacidade, já que existem casos em que a leitura ou armazenamento de um cookie ajuda a identificar um usuário humano, com a usabilidade entrando no lugar do anonimato no acesso a um site. A promessa é que o Turnstile não lerá dados ou informações de uso, sendo uma alternativa completamente protegida do ponto de vista da coleta de informações para publicidade e rastreamento de utilizadores.

Em um guia, a Cloudflare ensina administradores de sites a substituírem CAPTCHAs tradicionais pelo Turnstile. A tecnologia ficou disponível, ainda que em estágio Beta, e pode ser usada gratuitamente até mesmo por aqueles que não são clientes da empresa.

Fonte: Cloudflare

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*