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Nova regras do Google reforçam combate ao spam na Busca

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash
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O Google divulgou, nesta terça-feira (5), uma série de mudanças para remover spam e conteúdos não originais nos resultados de busca. As alterações serão aplicadas através de uma atualização no algoritmo e nos termos de serviço para garantir uma experiência de mais qualidade e utilidade ao fazer pesquisas na internet.

As medidas também ajudam a reduzir os questionamentos relacionados aos resultados da busca, muitas vezes alvo de críticas devido à entrega de páginas com informações de baixa qualidade ou que não respondem às dúvidas dos usuários. A medida também entra na lista de esforços da empresa para coibir eventuais problemas com inteligência artificial (IA).

Combate ao spam no Google

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Os ajustes serão introduzidos no mecanismo de busca do Google. Dessa vez, a empresa pretende cortar os conteúdos de baixa qualidade e não originais para direcionar o tráfego “para sites úteis, originais e de qualidade”. A estimativa é de que a atualização reduza o problema em 40%.

Parte desse esforço vai se concentrar na mudança das políticas de spam, que foram renovadas nesta semana. A ideia é que, com as novas regras, as páginas indesejadas fiquem de fora do buscador e amenizem a crítica de que os resultados são imprecisos ou insuficientes.

Essa política vai atacar três frentes, a começar pelo abuso de conteúdo em grande escala, que aproveita a regra contra o uso de automatização para gerar conteúdos duvidosos e não originais. Os termos também miram em sites que se aproveitam da sua própria reputação para abrigar informações de baixa qualidade de terceiros para se beneficiar no ranqueamento.

Outro caso é o abuso a partir de domínios expirados, ou seja, endereços com grande reputação e que foram comprados apenas para reaproveitar o potencial de ranqueamento. Essas páginas, segundo o Google, agora são tratados como spam.

Atualização no algoritmo

Além da política contra spam, a empresa aplicou ajustes no algoritmo do buscador dos sistemas de ranqueamento para elencar páginas que ofereçam informações de maior relevância. Essa alteração também tem como objetivo reduzir a sugestão de conteúdo não original.

“Esta atualização consiste em aperfeiçoar alguns de nossos principais sistemas de classificação para nos ajudar a entender melhor se as páginas da internet são úteis ou não, se apresentam uma experiência de usuário ruim ou se parecem ter sido criadas para mecanismos de pesquisa e não para pessoas. Isso pode incluir sites criados principalmente para corresponder a consultas de pesquisa muito específicas”, explicou a diretora de produto da busca do Google, Elizabeth Tucker.

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Ainda segundo a executiva, os ajustes para reduzir a incidência de conteúdos não originais e de baixa qualidade começaram a ser aplicados em 2022. “Estamos trazendo o que aprendemos com esse trabalho para a nossa principal atualização de março de 2024”, concluiu.