Mais um vídeo entra para o seleto clube do 1 bilhão de visualizações no YouTube

Mais um vídeo entra para o seleto clube do 1 bilhão de visualizações no YouTube

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Julho de 2021 às 17h04
Reprodução/YouTube

Nesta semana, um dos vídeos mais populares da internet atingiu o marco histórico de um bilhão de visualizações no YouTube. O conteúdo é a música “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley, famosa por estar em GIFs e memes do mundo inteiro. Esse feito colocou o "Rickrolling", como é chamado o meme associado à música, na companhia de outras grandes estrelas internacionais da música.

O fato é curioso porque Astley nunca foi uma unanimidade mundial. No Twitter, ele tem apenas 177 mil seguidores, número bem baixo se comparados a outros artistas que alcançaram o primeiro bilhão no serviço de vídeos.

Em um vídeo, ele admitiu que ficou um pouco incomodado no início, quando percebeu que usavam a imagem dele de forma pejorativa. Depois de um tempo, contudo, a filha do artista britânico o convenceu de que isso ajudaria a mantê-lo em alta — afinal, a música do clipe foi lançada há mais de 30 anos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O leitor mais jovem pode não lembrar de Astley porque ele se tornou um meme antes da terminologia existir. Lá pelos anos de 2007, usuários do fórum 4chan começaram a usar o vídeo da música dele para pregar peças em outras pessoas. Quando alguém acreditava ter encontrado um conteúdo bombástico, lá estava o cantor e sua dancinha carismática caçoando da sua cara.

Os vídeos mais bombados

O sucesso "Gangnam Style", do sul-coreano Psy, foi o primeiro vídeo a atingir a marca de um bilhão de visualizações em 2012. Ele não teve um meme para ajudar, mas conseguiu o feito graças ao refrão chiclete da sua música e ao clipe bem humorado.

Depois dele, o feito começou a se tornar algo mais “popular”, embora ainda se mantenha pouco atingível para a maioria dos meros mortais. O YouTube tem atualmente 338 vídeos nessas condições.

O líder atual é outra música tão pegajosa quanto o hit do Psy: “Baby Shark”. A história da família de tubarões que faz dancinha coreografada e só fala “tchu-tchu-ruru” tem mais de 9 bilhões de reproduções.

Em segundo lugar, está a composição que tornou o cantor e compositor porto-riquenho Luis Fonsi famoso. Quem nunca ouviu a famosa canção que manda você fazer tudo bem lentamente, bem “Despacito”? O crescimento dela não foi nada lento e já acumula mais de 7 bilhões de views.

Fechando o top 3 do YouTube está o primeiro material pouco conhecido dos brasileiros. A canção de infantil “Johny Johny Yes Papa”, com “apenas” 5 bilhões de visualizações. A música conta a saga do pequeno Johny na busca por açúcar, mas ele é flagrado pelo pai antes de conseguir.

Os brazucas também figuram muito bem na lista dos vídeos com mais de um bilhão. Confira os vídeos brasileiros que estão na lista:

  • 88º. Galinha Pintadinha 4 - Upa cavalinho - 1,838 bilhão
  • 116º. Mc Fioti - Bum bum Tam Tam - 1,649 bilhão
  • 210º. Galinha Pintadinha 3 - Dona Aranha - 1,269 bilhão
  • 248º. Shakira e Carlinhos Brown - La la la - 1,182 bilhão
  • 259º. Mc Kevinho - “Olha a Explosão” - 1,150 bilhão
  • 332º. Michel Teló - “Aí se eu te pego” - 1,07 bilhão

Quem está próximo da meta?

Ao deixar a casa dos bilhões, há alguns potenciais vídeos capazes de superar a marca em breve. Logo na cola do vídeo de Rick Astley está uma banda bem mais famosa: Metallica. O clipe oficial da música “Nothing Else Matters” está com 998 milhões de reproduções.

Na sequência, está outro cantor que não é tão popular em terras tuniquins. Romeo Santos com a sua música “Eres Mia”, de 2014, soma incríveis 993 milhões. O clipe parece de um cantor de funk ostentação, mas a voz e o ritmo lembra muito o cantor Pablo.

E, para finalizar, o terceiro vídeo perto de entrar para o Clube do Bilhão é o clipe de duas figuras bem mais conhecidas ao nível mundial. A música “Let Me Love You”, fruto da parceria entre o DJ Snake e Justin Bieber, superou os 987 milhões de views e caminha rumo ao marco.

Qual é o seu vídeo favorito do YouTube? Use o campo de comentários e compartilhe sua opinião.

Fonte: YouTube  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.