Mais de 5 bilhões de pessoas tem acesso à internet, aponta pesquisa
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Mais de 5 bilhões de pessoas utilizam a internet, apontou um levantamento da empresa de consultoria DataReportal. Essa impressionante marca destaca que cerca de 63% da população mundial está conectada de alguma forma à rede mundial de computadores.
- Microsoft Edge prepara alternância do modo PiP e mais recursos novos
- 4 coisas que Elon Musk pode mudar no Twitter
Dos 7,9 bilhões de humanos que povoam a Terra, 5,3 bilhões são donos de smartphones, revelou a pesquisa. Do mesmo todo, 4,6 bilhões são usuários ativos de redes sociais, o que representa 58,7% da população mundial.
Os números obtidos pela DataReportal mostram que o acesso à internet cresceu 4,1% na comparação ano a ano, enquanto a utilização de redes sociais subiu em 7,5% na mesma comparação. Enquanto isso, a popularização dos portáteis cresceu em 1,7%.
O que tanta gente faz online?
Os hábitos online se transformaram ao longo das gerações e, segundo a pesquisa, a mídia mais consumida atualmente por usuários entre 16 e 64 anos é a de streaming de vídeo — 3 horas e 14 minutos, para ser exato. Redes sociais ficam em segundo lugar, ocupando 2 horas e 29 minutos do dia médio. No total, cerca de 6 horas e 53 minutos são gastos navegando na internet.
Leitura e consumo de músicas por streaming também estão em posição favorável, ocupando 1 hora e 57 minutos e 1 hora e 31 minutos, respectivamente, do dia de um usuário comum. Jogos online vêm logo em seguida, com 1 hora e 10 minutos — valor que não alterou numa comparação ano a ano.
37% da população mundial desconectada
Sem acesso à internet, ainda restam 37% da população. Esse número se concentra na Índia: cerca de 53% do povo local não estão offline. Nesta lista, também se encontra o Brasil na décima posição, com 18,7% da população desconectada (cerca de 40 milhões de pessoas).
Ainda que a ampliação do acesso à internet no Brasil enfrente desafios, o país é um dos que mais consome conteúdo online. A pesquisa mostrou que, em média, o usuário brasileiro passa 9 horas e 56 minutos online, atrás somente dos filipinos e sul africanos.
Smartphones no topo
Novamente, o smartphone desponta como o principal meio de conexão com a rede mundial de computadores — 92,4% dos usuários usam o celular para navegar. O PC fica um pouco atrás e é utilizado por 68% dos usuários.
Nesta lista, o brasileiro também se destaca: cerca de 97% da população conectada usa o smartphone para passear pela web — valor superado apenas pela Nigéria, com 98,4%.
A soberania dos portáteis, porém, não é uma surpresa há anos. Desde 2015, pesquisas relacionadas ao tema apontavam que a popularização do celular superava a do computador para acessar a internet. No Brasil, um levantamento de 2020 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 99% das conexões do país aconteciam em smartphones.
Fonte: DataReportal