Lá ele | Conheça a história da gíria que virou meme
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A expressão “Lá ele” é utilizada em memes como forma de destacar o duplo sentido de uma declaração, imagem ou contexto, especialmente com conotação sexual. A gíria tem origem na Bahia e é utilizada em rodas de amigos no sentido de “sai fora, eu não”.
- Attenzione pickpocket! | Alerta sobre batedores de carteira vira meme
- Calça de Shopping | Tudo sobre o meme de Patolino e Pernalonga
Em sua forma original, o “lá ele” é usado como uma resposta jocosa para um trocadilho de cunho sexual e serve como uma espécie de contragolpe em uma conversa. Ao falar a expressão, a pessoa se defende da brincadeira de duplo sentido.
Lá ele e a Copa do Qatar
A gíria baiana ganhou popularidade em outros estados brasileiros durante a Copa do Qatar. A similaridade sonora do jargão com o nome do mascote oficial do mundial — o “La’eeb” — ajudou a viralizar o meme sobre duplo sentido.
No universo do futebol, são inúmeros os trocadilhos que brincam com as palavras bola, bolada, trave, gol etc. que alimentam os memes Lá ele. Um dos tuítes mais conhecidos da época do mundial foi do atacante Rodrygo Goes ao comentar uma publicação sobre o jogador argentino Cano.
Desde então, as brincadeiras com o jargão no meio futebolístico continuam, incluindo a final da Copa do Brasil de 2023.
Lá ele e usos controversos
O comediante baiano Seu Pimenta explicou em uma apresentação de stand-up a origem da gíria e como ela é utilizada para fazer humor.
No entanto, algumas formas de apropriação do Lá ele podem ser interpretadas como uma maneira pejorativa de expressar homofobia — motivo que gera discussão sempre que há novos usos da expressão nas redes sociais.
Se você tem ideias criativas e conhece mídias engraçadas que podem gerar conteúdos virais na web, descubra aplicativos que você pode usar e aprenda a fazer memes no celular.