Publicidade

Inventor da web leiloa código-fonte original da sua criação como NFT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Junho de 2021 às 16h05

Link copiado!

Divulgação/Sotheby's
Divulgação/Sotheby's

Com o NFT em alta, todo mundo tem pegado carona nessa moda para lucrar: de um lado os colecionadores, do outro, os produtores. Até o inventor da World Wide Web entrou na onda e está vendendo o código-fonte da sua criação em um leilão da Sotheby's.

A venda começará em 23 de junho com um lance inicial de US$ 1 mil. Considerando que leilões de coisas históricas da web têm alcançado cifras milionárias, o NFT do WWW de Berners-Lee pode facilmente atingir um preço muito mais alto.

Continua após a publicidade

O lançamento do NFT é seu primeiro empreendimento público em criptomoedas, mas, de acordo com o Financial Times, ele vê semelhanças entre sua visão original para a web e a natureza descentralizada do Ethereum, onde reside a maioria desses tokens digitais.

“Há três décadas, criei algo que, com a subsequente ajuda de um grande número de colaboradores em todo o mundo, tem sido uma ferramenta poderosa para a humanidade. NFTs, sejam obras de arte ou um artefato digital como este, são as mais recentes criações lúdicas neste reino, e o meio mais apropriado de propriedade que existe. Eles são a forma ideal de empacotar as origens por trás da web”, disse Berners-Lee em um comunicado.

Tim Berners-Lee venderá um material dividido em quatro partes:

  1. Arquivos com carimbo de data/hora originais contendo o código-fonte escrito por ele;
  2. Uma visualização animada do código;
  3. Uma carta escrita por TIM refletindo sobre o código e o processo de criá-lo;
  4. Um pôster digital do código completo criado a partir dos arquivos originais usando Python, incluindo um gráfico da assinatura física.
Continua após a publicidade

Leilão para ajudar causas de Berners-Lee

De acordo com a Sotheby's, os lucros da venda irão beneficiar iniciativas que Berners Lee e sua esposa, Lady Rosemary Leith Berners-Lee, apoiam. Não foi divulgado quais seriam os destinatários do dinheiro, mas espera-se que o montante seja direcionado para alguma causa humanitária.

Berners-Lee nunca patenteou suas invenções da World Wide Web e do primeiro navegador, disponibilizando gratuitamente o seu código-fonte. Junto com sua esposa Rosemary Leith, Berners-Lee faz parte do World Wide Web Consortium, que eles cofundaram em 2009 para promover a web aberta como um bem público e um direito básico.

Continua após a publicidade

O NFT, ou token não fungível, é um tipo de selo de autenticidade para itens, uma espécie de contrato inteligente que garante que aquele “produto” é único. O proprietário tem plenos direitos sobre aquilo que é adquirido, mesmo que o criador tenha sido outra pessoa. Em razão disso, eles funcionam como obras de arte ou itens de colecionador, muitas vezes comercializados por quantias exorbitantes.

Fonte: Financial Times