Publicidade

Internet Archive já reúne mais de 100 petabytes de conteúdo

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Reprodução/Internet Archive (modificado)
Reprodução/Internet Archive (modificado)

O enorme acervo da história da internet, o Internet Archive, bateu a marca de 100 petabytes de conteúdo. Online há 26 anos, o site armazena diversos tipos de conteúdo, incluindo imagens, vídeos, animações, softwares e páginas variadas. Agora, o serviço pretende expandir sua atuação para preservação de radioamadorismo.

Para quem não conhece, o Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é mapear, preservar e disponibilizar conteúdo que circula na internet. O site preserva uma enorme variedade de materiais, indo de páginas web a música, aplicativos, livros e mais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A organização está por trás de uma das ferramentas mais conhecidas para pesquisa na web, o Wayback Machine, que, como o nome sugere, é quase como uma máquina do tempo para outras épocas da internet. Lá, por exemplo, você pode conferir algumas das versões da página inicial do Canaltech e a sua evolução ao longo dos anos, bem como a interface das redes sociais anos atrás.

Com a marca de 100 petabytes (o que equivale a mais de 1 bilhão de megabytes, ou 100 mil TB), o Wayback Machine soma cerca de 741 bilhões de páginas web em seu acervo. Cada uma dessas “páginas congeladas” possui mídias, texto, estilos e vários outros detalhes que já não devem estar disponíveis para acesso comum.

A preservação digital vai além da web, porém. O Internet Archive também conta com mais de 2,5 mil jogos de MS-DOS e uma enorme coletânea de games do abandonado Adobe Flash. Livros, audiolivros, obras artísticas, música e filmes também são abraçados pela preservação da organização.

Em busca da preservação de radioamadorismo

No começo desta semana, o Internet Archive anunciou que incluirá ao seu leque de preservação digital o radioamadorismo. A biblioteca se chamará Digital Library of Amateur Radio and Communications (DLARC) — em português “Biblioteca Digital de Radioamador e Comunicações" — sendo financiada pela Amateur Radio Digital Communications (ARDC), uma fundação privada, e será composta por “uma biblioteca digital que documenta, preserva e fornece acesso aberto à história dessa comunidade”.

“A biblioteca será um recurso online gratuito que combina materiais impressos digitalizados arquivados, conteúdo digital, sites, histórias contadas oralmente, coleções pessoais e outros registros e publicações relacionados”, explicou a Internet Archive.

Esse novo projeto incluirá com:

  • Um programa para digitalizar material impresso, tais como boletins informativos, jornais, livros, panfletos, objetos efêmeros e outros registros de instituições, grupos e indivíduos;
  • Um programa de “arquivamento digital” para arquivar, organizar e fornecer acesso ao conteúdo digital;
  • Uma campanha de arquivamento pessoal;
  • Realização de entrevistas de história oral com membros importantes da comunidade.
Continua após a publicidade

Os usuários interessados em colaborar com a iniciativa podem alimentar o museu digital com material impresso (livros, panfletos, manuais, boletins e mais).

Fonte: Internet Archive